quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Fibromialgia e Síndrome de Ehlers-Danlos


Por Claude Hamonet

O diagnóstico da fibromialgia está na moda, apoiado por médicos e associações com uma ampla cobertura da mídia, na comunidade médica e o público em geral. Esta síndrome afeta preferencialmente mulheres e é dominada pela dor e fadiga associada a distúrbios do sono. 
Estas características são aquelas das mais incapacitantes e mais comuns da síndrome de Ehlers-Danlos. Confusão, em detrimento de Ehlers-Danlos é muito comum. A causa é a ignorância quase total por parte dos médicos. Isto explica porque nunca é mencionado no diagnóstico etiológico a dor intensa, distúrbios proprioceptivos permanentes com sonolência e fadiga associada a distúrbios do sono. Uma pesquisa recente brilhantemente demonstrou este fato. Ela foi conduzida pelo Dr. Nejib Trabelsi, médico MDPH de Essonne. Ele avaliou 2.600 arquivos do aplicativo em busca de sintomas sugestivos de síndrome de Ehlers-Danlos. Encontrou em 55 pacientes que foram inicialmente diagnosticados com fibromialgia 80%! Em nenhum desses casos o diagnóstico de síndrome de Ehlers-Danlos foi mencionado pelo médico que realizou o registro do MDPH. 53 desses pacientes foram resgatados e consultados no Hotel-Dieu de Paris (Prof. Hamonet) e considerados portadores da Síndrome de Ehlers-Danlos quando do exame clínico.
Estes novos dados confirmam as investigações iniciais que realizamos em 135 pacientes nos quais a SED, o diagnóstico de fibromialgia foi encaminhado ou colocados em 35% dos casos. 

A combinação de vários dos 10 seguintes sinais devem ser suficientementes para o diagnóstico da SED: dor generalizada, fadiga intensa, propriocepção prejudicada, hipermobilidade, fragilidade da pele, tendência ao sangramento, constipação, refluxo gastroesofágico, bloqueios respiratórios, falta de ar. 

O diagnóstico da síndrome de Ehlers-Danlos é, contudo, fácil de instalar, podendo ser puramente clínico, não é necessário nenhum teste de laboratório, histologia, genética ou de imagem.
Além disso, existem tratamentos, que são essencialmente da Medicina Física, eficazes em muitos casos, o que não parece ser o caso da fibromialgia. 

É importante lembrar que as pessoas com síndrome de Ehlers-Danlos não possuem necessariamente danos psicopatológicos e não podem ser indevidamente classificados como deprimidos, ou simuladores, como vemos com muita freqüência. 

Tradução de Marúcia Herculano



Também encontramos no site da EDNF (Ehlers-Danlos National Foundation) principal associação de SED no mundo, essa mesma visão:


" Os indivíduos afetados (pela SED) são freqüentemente diagnosticados com a síndrome da fadiga crônica, fibromialgia, depressão, hipocondria, e / ou simulação anterior ao reconhecimento da debilidade da articulação e estabelecimento do diagnóstico correto subjacente. Pelo menos duas síndromes de dor reconhecíveis são prováveis: 

• Dor ou dor miofascial, localizada ao redor ou entre as articulações, muitas vezes descrita como dor, latejante, intensa, podendo ser atribuída ao espasmo miofascial e espasmo palpável com pontos dolorosos (consistente com fibromialgia ) é freqüentemente demonstrável, especialmente na musculatura paravertebral. Liberação miofascial geralmente fornece um alívio temporário.
• A dor neuropática, variavelmente descrita como em choque, em queimadura, formigamento, dormência ou desconforto quente ou frio, pode ocorrer em uma distribuição radicular ou periférica do nervo ou pode aparecer localizada em  uma área em torno de uma ou mais articulações . Estudos de condução nervosa geralmente não ajudam no diagnóstico. A biópsia de pele pode revelar redução ou ausência de fibras nervosas de pequeno porte.
Uma hipótese é que espasmos dolorosos miofasciais ocorrem em resposta à instabilidade articular crônica, com dor neuropática resultante da invasão direta do nervo (por exemplo, subluxação vertebrais, hérnia de disco, artrose vertebral, ou  subluxações periféricas comuns), e / ou de leve a moderada compressão do nervo dentro dos  tecidos conjuntivos que sofrem espasmos.

http://www.ednf.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1310&Itemid=88889208


Quem quiser saber mais sobre dor e SED pode conferir outra postagem do nosso blog  http://sindromedeehlersdanlos.blogspot.com/2009/07/dor-na-sed.html

Um comentário:

  1. Boa tarde
    Tenho tido um percurso de médicos que erraram em todos os prognósticos , o que levou a medicação errada e da qual me tornei quase viciada por causa das dores. Não consigo trabalhar porque é necessária força e muita energia que não tenho. Finalmente encontrei um médico que me falou desta doença e estou a fazer um monte de exames.
    Gostaria que me dessem mais pormenores e testemunho de quem sofre deste síndrome e qual o tipo de alimentação faz assim como fisioterapia.
    Obrigada.
    Um Ano Novo de paz e saúde

    ResponderExcluir