VIDEOS


Apresentamos alguns vídeos disponíveis na internet em que pessoas demonstram certas características da hipermobilidade e da Síndrome de Ehlers-Danlos. A ideia é conhecermos melhor o nosso próprio corpo. Já ouvimos muitos relatos de hipermóveis que nunca se perceberam como o sendo. Ou seja, essas "habilidades" eram tão naturais que acreditavam que eram  comuns a todas as pessoas. A compreensão de que são mais do que simples "habilidades" e que são, realmente, uma expressão de uma condição genética muito particular, muitas vezes surpreende.
A HIPERMOBILIDADE pode até ser benigna se não for acompanhada de outros sintomas. O problema é que os outros sintomas também passam desapercebidos pela maioria da população que se acostumou em achá-los normais: frequentes dores nas articulações, estalos nas articulações, torções, tendinites, sinovites, bursites, edemas  (inchaço) nas articulações, artrose precoce.

Muitos adultos e crianças têm essa " facilidade" por natureza. Ou seja, são flexíveis sem treinamento para isso. Isto ocorre porque possuímos um distúrbio hereditário do tecido conjuntivo, que é o tecido de sustentação do corpo. Ele está presente na pele, nos ossos, cartilagens, na estrutura de órgãos internos, nos olhos, nas paredes de vasos sanguíneos. Quem possui Ehlers-Danlos ou qualquer outra doença hereditária do tecido conjuntivo pode ter qualquer uma dessas partes do corpo afetada. A hipermobilidade talvez seja a característica mais conhecida, mas a SED não se limita às manifestações articulares.Podem existir outros sintomas que parecem não estar relacionados à hipermobilidade e frouxidão de ligamentos: fadiga constante, problemas circulatórios, varizes, hematomas frequentes, tendência a sangramentos, cicatrização difícil, pele frágil ou muito elástica, sopros cardíacos, estrabismo, entre outros. Todos com a mesma causa: desordem no tecido conjuntivo, erro na produção do colágeno. Se quiser conhecer outras complicações possíveis da SED clique aqui

Crianças e Adolescentes acham divertido se exibir assim. Mas, na verdade não é bom. As articulações sofrem muito com isso. E podem provocar dores crônicas e ativar um processo de artrose precoce.

ELASTICIDADE DA PELE É uma caracterítica da SED. Cada portador pode possuí-la em uma parte diferente do corpo, não precisa ser no corpo inteiro e nem tão intensa. Além disso a pele pode ser muito frágil, se lesionando às vezes gravemente, em atividades do cotidiano, pode ter dificuldade para cicatrização e para receber suturas.

Este vídeo mostra a hipermobilidade de joelhos( joelho recurvatum), muito comum entre nós. Observe como o joelho é jogado para trás enquanto a moça caminha. Aliás, tenho certeza que muitas pessoas apresentam essa característica e nem se deram conta que isto pode ser um problema. As pessoas que a possuem podem estar lesionando o joelho com o simples ato de caminhar.
Grandes articulações podem sofre com a hipermobilidade. Ombros, cotovelos (como no vídeo) quadris, joelhos e até a coluna pode ser apresentar instabilidade. As atividades esportivas e os exercícios físicos devem ser adaptados a estas condições visando evitar ao máximo o risco de lesões.