terça-feira, 23 de agosto de 2011

MITOS E FATOS SOBRE A SÍNDROME DE EHLERS-DANLOS


Tal como acontece com muitos transtornos que tenham recebido pouca pesquisa, geralmente há inúmeras suposições falsas que surgem. Estas são algumas que têm sido feitas sobre a  Síndrome de Ehlers-Danlos (SED). Essas falsas premissas resultam da falta de compreensão, educação e conhecimento sobre tal transtorno. Este artigo foi criado na esperança de esclarecer alguns desses falsos pressupostos.

1 - Mito: "Você não tem a pele elástica, de modo que você não pode ter SED."

Fato: a pele elástica e solta "não é" uma característica distintiva entre todos os tipos de Ehlers-Danlos (SED). Existem vários tipos de SED, alguns com pele elástica, outros sem. A presença ou ausência de hiperextensibilidade da pele (pele esticada) é provavelmente um reflexo do colágeno subjacente (ou tecido conjuntivo), que é alterado ou interrompido. Para algumas formas de SED, o gene e proteína que são responsáveis pela desordem foram identificados (por exemplo, SED tipo IV). Para os outros (tipo de hipermobilidade), a causa é desconhecida. As manifestações da pele (elástico e / ou liso, aveludado) pode variar de leve a grave. O diagnóstico clínico deve ser baseado em características individualizadas.

2 - Mito: "Ehlers-Danlos é uma doença auto-imune."


Fato: Não. A doença "auto-imune" é aquela que é definida como um distúrbio que resulta da desregulação do sistema imunológico. A presença duma resposta auto-imune é assinalada pelo aparecimento de anticorpos na circulação. Auto-imunidade pode afetar qualquer órgão do corpo (incluindo o cérebro, pele, rins, pulmões, fígado, coração e tireóide), a expressão clínica da doença depende do local afetado. Praticamente todas as doenças auto-imunes são dependentes da produção de uma população anormal de células T, uma das que circulam nos glóbulos brancos. Ehlers-Danlos não é considerada uma doença auto-imune. Ehlers-Danlos é uma doença GENÉTICA.

3 - Mito: "Apenas alguns grupos étnicos estão predispostos a Síndrome de Ehlers-Danlos."


Fato: Não há nenhuma divisão conhecida da população étnica, racial, geográfica ou outra que pareça predisposta à SED ou a diferentes formas de SED. Todos são vulneráveis a nascer com esta doença.

4 - Mito: "A dor" não é "associada à SED."


Fato:: Sim, com certeza é. A dor é uma manifestação comum da SED. Ela pode variar de leve a grave, e pode se tornar crônica. Muitas vezes é difícil estabelecer a localização anatômica precisa da dor. Indivíduos com Síndrome de Ehlers-Danlos podem sentir dor em maior ou menor grau. Dor nas articulações é mais comumente relatada na SED tipo hipermobilidade e tipo clássico. Como a SED é uma doença resultante de alterações ou defeitos no tecido conjuntivo, é possível que a fraqueza do tecido conjuntivo possa causar problemas crônicos nas articulações, tendões, ligamentos, ossos, pele e outros tecidos que seguram o corpo, contribuindo para a dor. O grau de dor e a localização não é tão previsível quanto seria de esperar, destacando a necessidade de uma avaliação individualizada e de tratamento para cada paciente.

5 - Mito: "Essa dor é subjetiva ... está tudo na sua cabeça."


Fato: Essa declaração faz parte das experiências de muitos que sofrem com a SED. Alguns de seus médicos têm praticado desprezo e desrespeito, quando trata a dor deles. Parece haver um viés cultural pré-concebido entre alguns, especialmente quando se trata de mulheres com dor. Muitos passaram anos sem ser diagnosticado corretamente com a SED, pois, não manifestaram grandes traumas médicos significativos ou evidentes. Alguns médicos acreditam que a sua dor é devido aos hormônios, estresse, ou o que se passa em sua cabeça. Muitas vezes, a dor não é admitida e os pacientes são muitas vezes rotulados de histéricos, simuladores, e / ou hipocondríacos. Muitos recebem encaminhamentos para tratamento psiquiátrico. Pessoas com SED tem dor legítima .... Ela não está na sua cabeça e é real. "Os indivíduos com SED experimentam dores frequentes e graves durante a maior parte de suas vidas. A SED deve ser considerada no diagnóstico diferencial da dor crónica."

6 - Mito: "Você tem o olhar e a aparência normais. Como você tem SED?."


Fato:: O que esperar de alguém com a SED? Deve "olhar" como? Será que precisa ter a pele elástica e ser capaz de fazer amplos "truques" com a pele e as articulações, a fim de ser olhado como portador de SED? Não há uma certa característica facial, ou "olhar" para a SED. Exceto para alguns tipos Vascular, que irão apresentar-se com as características constantes faciais, mas outros não. SED é um grupo de doenças hereditárias do tecido conectivo, não uma doença com única expressão. Muitos indivíduos com SED, mesmo aqueles com o mesmo diagnóstico clínico, são diferentes e não podem ser facilmente distinguidos de alguém sem SED, exceto por um médico familiarizado com o transtorno. SED necessita de um diagnóstico individualizado com base nas características / sintomas apresentados.

7 - Mito: "Isso é apenas a maneira como você é." ou "Isso é apenas a maneira que você nasceu." ou "Eu não sei por que isso aconteceu." ou "Eu nunca vi isso antes."


Fato: Com base na experiência de pessoas com SED: a menos que haja defeito gritante ou problema médico que salte aos olhos do profissional, ou testes sanguíneos tenham resultado positivo para uma condição médica específica, mais portadores de SED ouvirão essas palavras. Se os sintomas parecem fora das normas, não raro, muitas vezes vimos, que o médico não consegue explicar por que, e deve investigar mais - especialmente se esse paciente é uma criança, ou adolescente,ou encaminhá-los para um geneticista. Características / sintomas da SED vistos (em crianças / adolescentes / jovens adultos) por médicos (inexperientes em SED), foram negligenciados e não pesquisados como o esperado: Pele translúcida fina, com veias facilmente observáveis (face, tórax, abdome, coxa), pele frágil, contusões fáceis e frequentes, cicatrização anormal (alargado, distrófico) formação de cicatriz muscular, hipotonia, hérnias recorrentes, hipermobilidade (ombros, articulações, mãos), freqüentes deslocamentos / subluxação, dor nas articulações e nos membros, pseudotumor muscolóide, esferóides, ruptura de tendão, pé torto, varizes de início precoce, rotura arterial / intestinal / uterino, fístula arteriovenosa, pneumotórax / pneumohemotorax, prolapso retal, complicações da cirurgia (por exemplo, deiscência da ferida, sangramento, hérnias recorrentes, má cicatrização).

8 - Mito: "Sou apenas desajeitado, isso é tudo."


Fato: Com base na experiência de pessoas com SED: Eles relatam que eram desajeitadas quando crianças e algumas ainda são hoje. Sempre parecem se machucar com muita facilidade. Crianças com SED possuem maior incidência de problemas do pé e tornozelo, devido à frouxidão ligamentar. Alguns problemas comuns relatados devido a hipermobilidade; instabilidade do tornozelo, pés tortos, arco plano, dentre outros. Foi afirmado, "que uma criança com padrões de SED pode tropeçar num tapete." Se você perceber que uma criança parece se machucar (pontos, entorses, rupturas, contusões, cicatrizes de largura (atrófica aparência papirácea) feridas abertas) mais do que as outras crianças, elas devem ser avaliadas por um geneticista a fim de verificar se podem ter uma desordem do tecido conjuntivo.

9 - Mito: "São apenas dores de crescimento".


Fato:  Muitas pessoas com SED foram informados, na sua vida adulta, de que apenas teve "dores de crescimento".E que eles iriam crescer e as dores acabariam. "Growing Pains" "Dores do Crescimento" ocorrem em 20% das crianças de 2 a 12. Geralmente, o médico determina que uma criança tem dores de crescimento somente com a eliminação de outras condições." Este diagnóstico é feito após a exclusão de todos as patologia orgânicas: Patologia inflamatória / não inflamatórias, infecciosas, pós-infecciosa, traumática, metabólica, tumoral, vascular, hematológicas, ortopédicas, e benignas das crianças "(Kohmen L, Magotteaux J." "Acute nocturnal and recurrent pain of the limb in Children." Rev Med Liege. 2004; June; 59 (6): 363-6) ." A dor crônica freqüentemente debilitante de início precoce e distribuição diversificada é uma característica constante na maioria dos indivíduos afetados com diferentes tipos de SED. "" Os indivíduos com SED experimentam dores frequentes e graves durante a maior parte de suas vidas. SED deve ser considerada no diagnóstico diferencial da dor crónica "(Sachet.et.al -"Chronic Pain is a Manifestation of the Ehlers-Danlos Syndrome" J Pain/symptoms/ management, 1997; Vol 14, (2), 88-93 veja este artigo na sessão da biblioteca) Aqueles com SED experimentam uma maior incidência de problemas de pé e tornozelo, devido à frouxidão ligamentar. Estes problemas podem contribuir para a doença articular degenerativa nos joelhos e quadris. Parece lógico que o mal alinhamento das extremidades poderia contribuir para forçar as articulações e causar degeneração prematura"

Texto original:  http://www.ehlersdanlosnetwork.org/myths-facts.html
Tradução: Marúcia Herculano
Revisão: Maria Raquel Miranda

19 comentários:

  1. Perfeitooooooo!
    Acabei de passar por essas distorções e mitos nas mãos de um reumatologista professor de universidade, há 1 semana atrás...só perdi tempo! mas enfim, simplesmente ignorei as abobrinhas que ouvi, foi tudo timtim por timtim como está no texto...
    com certeza vou imprimir e carregar comigo, assim como tenho feito com o guia para pais e educadores/ professores!
    Que Deus abençoe sempre vc, Raquel querida e à todos que acessam esse blog show!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Helena. Fico sempre muito feliz quando uma de nossas postagens cumpre o seu objetivo de divulgar e esclarecer sobre a SED. Aguardamos você em nosso grupo do facebook http://www.facebook.com/groups/ehlersdanlos/

    ResponderExcluir
  3. Há cerca de um ano descobri que tenho SED, na época da investigação quando os medicos ainda acreditavam ser marfan lia muito sobre esta sindrome "irmã". O interessante é que depois que tive o diagnostico confirmado pra SED e com a rotina não procurei me informar sobre o que realmente eu tinha.
    Neste momento me recuperando de mais uma fratura no colo do fêmur e com mais tempo disponivel resolvi aprender mais sobre a sindrome com a qual tenho viver da melhor forma possivel.
    Lendo seus artigos vejo que mesmo com a correria diária e nos sentido bem fisicamente temos que respeitar nossas limitações pois uma hora nosso corpo responde da pior forma. Assim que me recuperar vou levar os cuidados comigo mesma mais a serio como uma lição de vida mesmo.

    Ja enviei minha solicitação para o grupo de SED no facebook.

    Luciana 27 anos Minas Gerais
    Obrigada Raquel

    ResponderExcluir
  4. Luciana, aguardamos você em nosso grupo de apoio no facebook para trocarmos mais informações. Em breve, estaremos iniciando o cadastramento para associados de nossa Associação SED BRASIL que está em fase de legalização. Precisaremos de um email de contato para lhe enviar um cadastro. Entre em contato conosco pelo email sedbrasil@hotmail.com . Aguardamos você em nosso grupo do face: http://www.facebook.com/groups/ehlersdanlos/
    Um abraço,
    Maria Raquel Miranda
    Diretora de Comunicação da SED BRASIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja está disponivel o cadastramento de associados da SED Brasil?

      Excluir
  5. Pelo amor de Deus alguém me ajude,sou desesperada desde criança para saber o que acontece comigo, pois possuo uma frouxidão ligamentar que me traz vários prejuízos, como por exemplo um rompimento de LCA do joelho direito, ao simplesmente levantar da cama. Hoje tenho tendinite nos 2 ombros e bursite no ombro direito. Tudo isso devido à força que tenho que fazer para simples atividades diárias. Já passei por vários ortopedistas e muitos dizem que isso é apenas uma variação anatômica. Fisioterapeutas dizem que é só uma frouxidão ligamentar qu epode ser corrigida através de exercícios.Mas hoje aos 25 anos sinto mais cansaço que outras pessoas, dores no intestino ao ir ao banheiro, uma dor abdominal muito forte que foi diagnosticada como litíase renal, uma vez que não foi encontrado pedra nos rins, ou seja foi supostamente diagnosticada, dor no ouvido que é tratada com antibióticos, sem nada ter sido achado, bruxismo sem diagnósticos concretos. Meu e mai é: joicinha.cst@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. A tal dor do crescimento... como eu chorava com essa dor quando era criança... e até hoje tenho, mas não estou mais crescendo. Realmente, acabei de descobrir a causa da artrose precoce, porblemas cardíacos e vasculares e dores no corpo de três gerações de mulheres... e nunca ninguém desconfiou, gente. Todo mundo acha meu nariz mole engraçado, minha elasticidade incrível, mas nunca ninguém desconfiou. É um alivio ter encontrado tudo isso aqui. Agora, falando de partos, tive dois, naturais, sem cortes ou lesões, com excelente recuperação, inclusive um foi em casa, com médico claro, mas em casa. A única intercoerencia da gestação é que, como é produzido um hormonio chamado relaxina, que serve justamente pra amolecer as cartilagens dos ligamentos do quadril e permitir a ampliação deste na hora do parto, eu tive muita dor na sinfise na primeira gesta e dor na articulação sacrococcigea na segunda. Dói até hoje. mas nunca ninguém tinha pensado nisso tudo, gente... minha dor nos dedos, dores no joelho, costas, pernas, quadris, cabeça... e eu não sou hipocondríaca nem maluca (tem hora que até a gente duvida do que sente.). Artrose aos 30 anos, prolapso da mitral, meu deus... tudo explicado. OBrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá. Tenho quase todos os sintomas da síndrome. Uma amiga me alertou para essa possibilidade, após o diagnóstico de sua filha. Moro em SP e gostaria de saber que médicos [se possível, os nomes] conhecem a doença. Desde pequena, fui a diversos ortopedistas [sofro muito de dores nas costas e articulações], todos renomados, e NUNCA sequer comentaram a existência dessa síndrome. Um neurologista é indicado? Geneticista? Se sim, por favor, ajudem-me a fechar um diagnóstico e indiquem-me um médico que realmente conheça a síndrome.
    [Pedi para entrar no grupo do facebook. Se puderem me aceitar e responder minhas dúvidas, agradeço].
    Muito obrigada e parabéns pelo site.
    Isabel

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel e colegas com SED! Há pouco tempo recebi este diagnóstico, e finalmente entendo o que está acontecendo comigo. O maior problema, no momento, é descobrir fisioterapeutas que possam me ajudar no tratamento. Vcs indicam alguém ou alguma clínica especializada em BH (MG)? Achei o artigo bom demais, e me ajudou muito , em todos os sentidos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, o uso do colágeno em pó ajuda a portadores de SED?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Gente, buscando informação a respeito dessa síndrome. Meu filho foi diagnosticado e eu tbm sou a provável portadora da sindrome. Ao ler a matéria chorei pq sempre fui chamada de zambeta, pé torto, pé de pato, mão de sebo, desastrada, torta, troncha e outros apelidos dados pelos meus país. E as dores nos ossos? Doiam tanto que as vezes eu dormia igual uma múmia. Muito triste a ignorância. Enfim, agora procurar um especialista para cuidar direito dos meus filhos e poupá-los dos estigmas cruéis.
    Obrigada, excelente texto que me elucidou muito.

    ResponderExcluir
  12. Gente, buscando informação a respeito dessa síndrome. Meu filho foi diagnosticado e eu tbm sou a provável portadora da sindrome. Ao ler a matéria chorei pq sempre fui chamada de zambeta, pé torto, pé de pato, mão de sebo, desastrada, torta, troncha e outros apelidos dados pelos meus país. E as dores nos ossos? Doiam tanto que as vezes eu dormia igual uma múmia. Muito triste a ignorância. Enfim, agora procurar um especialista para cuidar direito dos meus filhos e poupá-los dos estigmas cruéis.
    Obrigada, excelente texto que me elucidou muito.

    ResponderExcluir
  13. Gente, buscando informação a respeito dessa síndrome. Meu filho foi diagnosticado e eu tbm sou a provável portadora da sindrome. Ao ler a matéria chorei pq sempre fui chamada de zambeta, pé torto, pé de pato, mão de sebo, desastrada, torta, troncha e outros apelidos dados pelos meus país. E as dores nos ossos? Doiam tanto que as vezes eu dormia igual uma múmia. Muito triste a ignorância. Enfim, agora procurar um especialista para cuidar direito dos meus filhos e poupá-los dos estigmas cruéis.
    Obrigada, excelente texto que me elucidou muito.

    ResponderExcluir
  14. Gente, buscando informação a respeito dessa síndrome. Meu filho foi diagnosticado e eu tbm sou a provável portadora da sindrome. Ao ler a matéria chorei pq sempre fui chamada de zambeta, pé torto, pé de pato, mão de sebo, desastrada, torta, troncha e outros apelidos dados pelos meus país. E as dores nos ossos? Doiam tanto que as vezes eu dormia igual uma múmia. Muito triste a ignorância. Enfim, agora procurar um especialista para cuidar direito dos meus filhos e poupá-los dos estigmas cruéis.
    Obrigada, excelente texto que me elucidou muito.

    ResponderExcluir
  15. Ola... Gostaria de saber a sed é o mesmo que a síndrome ehlersdanlos?
    Meu filho sofre muito
    Queria muito ajuda

    ResponderExcluir
  16. Ola... Gostaria de saber a sed é o mesmo que a síndrome ehlersdanlos?
    Meu filho sofre muito
    Queria muito ajuda

    ResponderExcluir
  17. Eu e minha filha temos SED, meu pai tinha e temos primas portuguesas q tb tem. Temos temperatura corporal baixa. Recebemos o fiagnostico no inicio deste ano. Mas já estamos sendo atendidas pelo laboratório de genética do Hospital de Clinicas de nossa cidade. Gostaria de saber se alguém sabe que direitos civis temos. Como por exemplo isenção fiscal .

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho 15 anos e tenho pé plano , e eu tinha bastante dor nas articulações quando era criança entre outras coisas , tem a possobilidade de eu ter SED ?

    ResponderExcluir