quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Criança com Síndrome de Ehlers-Danlos na Escola - Guia para pais e professores

Desde que comecei minhas pesquisas e também ampliei o contato com pessoas afetadas pela síndrome, encontrei relatos de crianças que sofrem ou adultos que sofreram muito durante o período escolar. Ter a sindrome, conviver com suas manifestações num  ambiente escolar que não está preparado para acolher nossas necessidades específicas é no mínimo, traumatizante. Hoje mesmo,  recebi um recado no orkut de um jovem de 15 anos que dizia que no momento está fazendo pelo menos 2 exames por semana e fazendo acompanhamento de seus sintomas no ICR (Instituto da Criança, centro especializado em doenças de alta complexidade do Hospital das Clinicas de São Paulo) e que está faltando muito às aulas. Eu o conheço já há algum tempo e sei o quanto é dedicado aos estudos e o quanto deve estar sendo ruim para ele  ter que se afastar da escola, mas ele concluiu muito bem: Tenho faltado muito na escola, mas sei que estou no lugar certo , fazendo o que é necessário.”

A compreensão por parte dos próprios pais e,  principalmente,  da escola  de que os afetados pela SED são portadores de necessidades especiais é fundamental. A partir desse reconhecimento , a escola deve traçar estratégias para que esse aluno possa ter facilitado o desenvolvimento de suas potencialidades e que encontre na esola  um ambiente seguro e acolhedor. 

Para isto, eu e Katherine (afetada pela SED vascular juntamente com seus dois filhos em idade escolar) resolvemos não só traduzir o An Educator’s Guide da EDNF (Ehlers-Danlos Nacional Fundation), mas  adaptá-lo à realidade das escolas no Brasil. Contamos com sugestões de alguns pais e também das próprias crianças e adolescentes, submetemos à apreciação de médicos, psicopedagogos e até mesmo de  profissional dedicado à educação especial. À todos,  nossos agradecimentos.

É com grande alegria que estamos disponibilizando aqui nesse blog que tem sido veículo para a divulgação da SED e até mesmo para o diagnóstico da síndrome em todo o nosso país, o nosso  A criança com Síndrome de Ehlers-Danlos na Escola -  Guia para pais e professores. Esperamos que este Guia seja multiplicado e distribuído e que cumpra o seu duplo objetivo de ser mais uma forma de divulgação da síndrome e principalmente, subsídio para que a família e todos os profissionais envolvidos na educação possam se responsabilizar por tornar a experiência dessas crianças na escola mais produtiva e  feliz, em um  ambiente de respeito e verdadeiro incentivo ao amplo desenvolvimento de suas capacidades.

Para obter o Guia basta clicar neste link. Para salvá-lo em seu computador siga esses passos: uma vez aberto o link (google docs), clicar em ‘arquivo’ (no alto  à esquerda) e depois,  em ‘fazer download como’  aí,  você pode escolher o formato word e salvá-lo em seu computador.

Leve a versão impressa para a escola do seu filho!

E se a escola se interessar pela versão em apresentação do power point é só clicar aqui para fazer o download.


Comente o que achou do Guia e como ele foi recebido na escola de seu filho.

Agradecemos qualquer iniciativa que nos ajude a distribuí-lo nas escolas.

6 comentários:

  1. Helena M. S. Kümpel27 de maio de 2011 às 08:21

    Excelente material!
    Acabei de imprimir 8 cópias e hoje mesmo começo a entrega pela reumato e neuro pediátricas da minha filha. Na semana que vem 2 p/escola, pediatra, psicóloga, fisioterapeuta e fisiatra e na sequencia, para outros médicos especialistas que a acompanham ( endócrino, ortopedista...).
    Assim que receber retorno sobre o material vou postando aqui.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Helena M. S. Kümpel27 de maio de 2011 às 08:22

    Obaaaaaaaaa!
    Consegui postar, Raquel!
    Bom fim de semana!
    Que Deus te abençoe e a todos que acessam este blog!

    ResponderExcluir
  3. Helena, fico feliz por receber o seu comentário e aguardamos o seu depoimento , contando um pouco de sua experiência em ter uma filha com SED.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho, Raquel! É muito bom poder contar com alguém que se dedica a trazer mais informações, sobre a síndrome . Fácil é julgar os portadores, difícil é conviver com ela!Certamente nossos filhos terão mais facilidade em conviver com a sindrome, diferente de nós que até a idade adulta sequer sabíamos o motivo de nossos problemas de saúde.

    ResponderExcluir
  5. O guia já foi entregue no colégio de minha filha, passou por todos os professores dela e pedagoga.
    Achei ótimo, porque atraves do guia o professor de educação física conseguiu preparar as aulas de toda turma, de maneira que ela não fique de fora das atividades!
    Foi útil também para uma funcionária, que tem hipermobilidade e pode através do mesmo, entender melhor o que se passa conosco.

    ResponderExcluir
  6. boa noite

    publiquei esse texto no informativo Movimento DR, movimento para conscientização sobre as doenças raras, logicamente, com os devidos créditos. Por favor, caso tenha algum problema, enviar email para rogeriolima@amavi.org

    muito obrigado

    ResponderExcluir