terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Escola, Processamento Sensorial e Síndrome de Ehlers-Danlos

Se você desde que se lembra sempre foi desajeitado, sempre esbarrava em tudo, vivia batendo em quina de móvel e/ou tinha problemas com equilibrio, as coisas caíam da sua mão, tinha dificuldades para copiar do quadro na escola,se sentia confuso em lugares com muito barulho... agora você vai entender porque. Mas, se você tem um filho com SED que já apresenta esses e outros sinais que vamos mostrar a seguir, você ainda pode ajudar muito o seu filho.

Imagina você dirigindo um carro em que os freios do carro às vezes funcionam, mas nem sempre; a direção é errática, e o velocímetro é impreciso. Você estará engajado em uma luta constante  para manter o carro na estrada, e é difícil se concentrar em outra coisa Crianças com transtorno no processamento sensorial se sentem fora do controle e apresentam determinados comportamentos e têm dificuldade de concentração e foco na escola! Nos meus contatos com inúmeros afetados pela SED e com mães de crianças com SED encontramos muitas estórias em comum relacionadas a esses sintomas. Muitos dos problemas apresentados pelas crianças e adolescentes na escola estão diretamente ligados a essa condição . Então vamos conhecer melhor o que é isso.


O que é integração sensorial?

O cérebro humano frequentemente tem sido comparado a um computador. Ele depende da informação que recebe do ambiente através dos sistemas sensoriais. Depende de informação visual, auditiva , tátil, olfativa e gustativa. Além disso, precisa também de informação sobre gravidade e movimento. O cérebro reune todas essas sensações e as organiza para um plano de ação. 
Um transtorno na recepção e organização das informações sensoriais recebidas sobre o mundo vai afetar o desempenho nas demais áreas. Quando a criança não recebe informações sensoriais importantes de forma clara e concisa, pode não estar recebendo o “alimento” que o cérebro precisa para o processo de aprendizagem. A criança, conforme aprende a se mover, equilibrar-se e relacionar-se com os objetos e pessoas aos seu redor , aprende sobre o mundo em que vive. O cérebro organiza toda a informação recebida para possibilitar uma resposta. Essa organização que o cérebro dá à informação sensorial é chamada de integração sensorial. Ela permite que dirijamos nossa atenção para produzir comportamento útil e adaptativo e para que nos sintamos bem sobre nós mesmos.Assim, vemos crianças muito inteligentes, que não produzem de acordo com o potencial intelectual que possuem. Podemos então suspeitar que exista uma dificuldade no processamento sensorial não permitindo uma satisfatória integração sensorial.

Sinais e sintomas do transtorno de processamento sensorial.
O objetivo desta lista de sinais e sintomas do transtorno do processamento sensorial é ajudar os pais e profissionais que interagem com as crianças a tornam-se informados sobre os sinais particulares de disfunção do processamento sensorial e poderem realmente ajudarem essas crianças.

Atenção: Não é para ser utilizado como critério diagnóstico absoluto para rotular crianças com transtorno de processamento sensorial. Mas, sim, como uma ferramenta educacional e checklist para o seu próprio conhecimento. Profissionais que podem diagnosticar este transtorno têm os seus próprios instrumentos e critérios para observar e testar a disfunção de integração sensorial.

Sugestão: Você pode assinalar os sinais que você identifica em sua criança e em seguida, usar isso como um guia para falar com seu médico e um terapeuta ocupacional para que você possa explicar claramente por que você acha que seu filho pode precisar de ajuda. 


o    Crianças que evitam ser tocadas o tempo todo, que se afastam antes do toque ocorrer ou que evitam qualquer atividade que envolva toques


  o        Crianças que não conseguem manter a atenção em uma atividade após uma interrupção ou que envolvam várias etapas diferenciadas

  o       Crianças que tocam tudo que encontram pela frente,       passam a mão pelos corredores, paredes e todas as superfícies ao se locomoverem

  o        Crianças que reagem a sons ambientais que os demais não percebem ou tendem a tapar os ouvidos quando vários sons manifestam-se ao mesmo tempo

  o      Crianças que reagem a cheiros que os demais parecem não sentir ou procuram sentir todos os cheiros do ambiente

  o       Crianças que se assustam com muita facilidade

  o       Crianças que tem aversão a atividades com água, como tomar banho, lavar o rosto, lavar as mãos

  o       Crianças que tem aversão a determinadas texturas de alimentos e são muito seletivas na alimentação

  o       Crianças que sentem enjôo ou mesmo ânsia ao andar de carro ou em veículos em movimento

  o          Crianças que não suportam ser abraçados, embalados, carregados no colo

  o       Crianças que mordem ou gostam de ser mordidas                    

  o       Crianças que parecem ter uma atenção diminuída e tem dificuldade em realizar uma atividade do início ao fim

  o      Crianças com dificuldades de coordenação, na escrita ou mesmo da grafia abstrata sem que um comprometimento motor possa justificar tal dificuldade 

  o          Crianças que não reagem ao chamado ou ao som da fala, parecendo não ouvir e por vezes não distingue a fala

  o         Crianças que não conseguem responder a um comando verbal

  o         Crianças com dificuldades na liguagem como por exemplo na entonação ou vocalização de som com a tonicidade adequada

  o         Crianças que invertem sons na fala ou letras na escrita

  o        Crianças que detestam brincadeiras de movimento ou não suportam o playground

  o        Crianças com dificuldades em correr, pular, saltar, atirar objetos em alvos parados ou móveis

  o       Crianças com alta resistência a dor, parecendo não sentir dor ao cair, não manifestando choro ao se machucar

  o       Crianças que têm ânsia de vômito com determinadas texturas ou consistências de alimentos como granulados ou purês
  

   o  Crianças com dificuldades em determinar a mão dominante ou por vezes parece trocar a dominância de acordo com a localização do objeto a ser manipulado

   o   Crianças com sensibilidade excessiva a certos tipos de roupas, etiquetas em roupas

   o   Crianças que não reagem às mudanças climáticas, permanecendo com o uso de roupas inadequadas à temperatura ambiente

   o   Crianças que apresentam choro excessivo ao serem movimentadas ou locomovidas, mesmo quando bebês, parecem preferir permanecer no bebê conforto em vez de carregadas no colo

   o   Crianças com medo de ser virada de costas ou de cabeça para baixo, com medo de cair ou que não gostam de tirar os pés do chão

   o   Crianças desorganizadas, que não conseguem seguir programas ou etapas de ação, não aceitam regras e confundem-se facilmente ao realizar uma atividade nova

   o   Crianças que tendem a gostar somente de comidas com temperos fortes, e tem predileção por cheiros fortes

   o   Crianças com dificuldades em regular seus ciclos de sono

   o   Crianças com auto estima muito baixa e que frustam-se facilmente

   o   Crianças que não ficam tontas facilmente e que podem girar por muito tempo sem se desequilibrar ou cair

   o   Crianças que parecem gostar de apenas um único brinquedo no playground, evitando insistentemente os demais brinquedos

   o   Crianças que não conseguem manter a atenção sem que estejam se movimentando, ou se balançando

   o   Crianças que colocam a culpa no outro a todo momento e não conseguem lidar com a frustração ou inabilidade, desestruturando-se facilmente

   o   Crianças com dificuldade de manipulação de objetos, na coordenação da escrita, no traçado das letras, na junção das sílabas, na coordenação motora global (do corpo), nos jogos de interação

   o   Crianças com dificuldades de aprendizagem, linguagem infantilizada, escrita imatura

   o   Crianças hipersensíveis emocionalmente sem motivo aparente para o desequilíbrio emocional

   o   Crianças que se movimentam muito lentamente, demoram ao subir escadas, ou que se movimentam sempre aceleradamente, sem diminuição do ritmo frente a um obstáculo

   o   Crianças com atraso na aquisição da marcha e demais comportamentos sensório-motores

   o   Crianças com atraso do desenvolvimento sem comprometimento neurológico aparente

   o   Crianças que parecem não brincar, não manipulam objetos, tendem a brincar sempre da mesma forma com um mesmo objeto, nào exploram e não criam brincadeiras

   o   Crianças que adoram brincar de jogos de desafio porém não suportam atividades físicas ou jogos que envolvam movimento ou exercícios físicos

 o          Crianças que esfregam seu corpo ao ser tocada

 o         Crianças com dificuldades em realizar atividades de colagem, argila, massinha, tintas
*A lista apresentada acima reune alguns dos sintomas e não os classifica em categorias. É apenas um indicativo.

Categorias de sintomas:
Os sinais e sintomas  podem ser reunidos de acordo com o tipo de disfunção em:

  • disfunção vestibular
  • disfunção proprioceptiva
  • disfunção tátil
  • disfunção auditiva (nenhum problema de audição diagnosticado)
  • disfunção visual (mesmo que não haja problemas nos olhos ou estejam corrigidos com um óculos)
  • disfunção olfativa
  • disfunção de entrada oral



Advertências:

1. "A criança com disfunção sensorial não necessariamente apresenta todas as características. Assim, a criança com disfunção vestibular pode ter falta de equilíbrio, mas um bom tônus muscular."


2. "Às vezes, a criança irá apresentar características de uma disfunção em um  dia, mas não no seguinte. Inconsistência é uma característica das disfunções neurológicas. " 


3. "A criança pode apresentar características de uma disfunção particular,mas  não ter essa disfunção. Por exemplo, a criança que normalmente não gosta de  ser tocado pode parecer ser hipersensíveis à estimulação tátil, mas pode, pelo contrário, ter um problema emocional."

4. "A criança pode ter tanto de hipersensibilidade e hiposensibilidade. Por exemplo, a criança pode ser extremamente sensível à luz ou a  um tapinha no ombro suave, sendo bastante indiferente à dor profunda de uma vacina."

5. "Todo mundo tem alguns problemas de integração sensorial agora e depois, porque ninguém está bem regulado o tempo todo. Todos os tipos de estímulos podem interromper temporariamente o funcionamento normal do cérebro, quer por sobrecarga com ele, ou privando-o de estimulação sensorial."  Kranowitz, Carol Stock, Out-of--Sync Child

O melhor de tudo isto é saber que com o acompanhamento adequado a qualidade de vida dessa criança ganhará muito e a sua relação com a aprendizagem pode ser muito facilitada. O terapeuta ocupacional com formação em integração sensorial é o profissional mais indicado para fazer uma avaliação competente desses sinais e sintomas.

Gostaria que as pessoas com SED relatassem suas experiências na escola. Se você é mãe de uma criança com SED que possui algumas destas dificuldades, diga isso nos comentários dessa postagem. Já temos  à disposição para download aqui no blog um Guia para pais e educadores : A criança com SED na Escola. Versão para impressão do Guia: clique aqui. O transtorno de processamento sensorial é apenas um dos muitos aspectos abordados nesse guia, como situações de emergência, acesso e mobiliário escolar, conduta com esportes, procedimentos que facilitem a aprendizagem  e a adaptação ao ambiente escolar.

Recomendo os seguintes sites:

6 comentários:

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  2. Parabens Raquel!!
    Tenho certeza que o trabalho nao é pouco, mas com certeza é de extrema importancia..

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  3. Recebi na comunidade do orkut este depoimento:

    Oi Raquel,
    Lá na escola era assim:

    tinha uma rampa mal feita que no final acabava em um degrau. Nenhum profissional da escola me ajudava. Os alunos tinham que me ajudar.Não tinha banheiro adaptado (sou cadeirante)então eu tinha que esperar chegar em casa para usar o banheiro.Não tinha acesso ao refeitório.Recebia deboche de todos que me insultavam e nem os professores tomavam providências.As vezes, os alunos brigavam entre sí e eu ficava no meio sem poder fugir.Eu necessito usar óculos (tenho grau muito alto)e falava com a professora que precisava sentar perto do quadro, mas ela só queria que eu ficasse perto da porta e eu não enxergava.Todas as reclamações que eu fazia, os professores faziam pouco caso.Cheguei ao ponto de não querer ir a escola.

    Resumo: ano passado não estudei por não ter como ir para a escola.
    Este ano minha avó saiu do trabalho para me levar a escola. Ela achou uma escola com acessibilidade em outro bairro, bem distante e o marido de minha tia vai emprestar o carro dele para eu ir para a escola

    Espero ter ajudado por favor me mande o guia assim que possivel
    Ass:.Isabella, 13 anos, Rio de Janeiro

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  4. Parabéns Raquel! Isto faz muita falta! Lembro da minha época de escola, as pessoas não entendiam a minha dificuldade nas práticas de Educação Física. Eu me negava a participar de alguns jogos e era motivo de discriminação.Superei tudo graças a Deus! Intelectualmente nunca tive problemas. Abraços!

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  5. Muito bom o artigo.Foi muito útil.Parabéns!

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  6. OLÁ, TENHO UMA ALUNA DE 5 ANOS QUE POSSUI LAUDO SÍNDROME DE EHLERS-DANLOS. A MAIOR DIFICULDADE QUE TEMOS COM ELA É EM RELAÇÃO A CONCENTRAÇÃO DURANTE AS ATIVIDADES, É MUITO DIFÍCIL CONSEGUIR A PARTICIPAÇÃO DELA, SEU TEMPO DE CONCENTRAÇÃO É DE MINUTOS. ELA CHEIRA TUDO, GOSTA DE COLOCAR AS COISAS NA BOCA, GOSTA DE ESPALHAR BRINQUEDOS, LÁPIS, PELA SALA, MAS NÃO DE ARRUMAR, SUA BRINCADEIRA PREDILETA É ABRIR E FECHAR OS ZIPES DAS MOCHILAS DELA E DOS COLEGAS, TIRANDO E COLOCANDO OS OBJETOS DE DENTRO, TROCANDO OS OBJETOS DE LUGAR! ESTOU PROCURANDO ATIVIDADES NA QUAL EU POSSA CONSEGUIR UM POUCO DE SUA ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, PARTICIPAÇÃO!

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