quarta-feira, 29 de julho de 2009

A hipermobilidade e instabilidade articular e outras manifestações clínicas na Síndrome de Ehlers-Danlos.

Por Claude Hamonet, Serviço de Medicina Física do Hospital de Paris.

A hipermobilidade e a instabilidade articular.

Este é um dos eventos emblemáticos da síndrome, que contribuem para a sua reputação principalmente através de formas extremas apresentadas por pessoas que são capazes de manter posições bizarras. Mas, nem sempre é tão bem marcada e pode variar através do tempo. Pode ser importante na infãncia e estar praticamente ausente depois. O importante para a manifestação da síndrome é que em algum momento da vida da pessoa ela tenha existido. A quantificação proposta (teste de Beighton) não parece ser muito útil na prática diária.

A coluna vertebral pode ser afetada pela hipermobilidade, especialmente o pescoço onde se pode encontrar deslocações vertebrais bem toleradas. No entanto, deve-se certificar de que a pessoa possa ter um apoio para a cabeça no carro para evitar possíveis consequências de uma lesão medular. A escoliose é geralmente moderada e sem consequências funcionais, salvo em alguns casos excepcionais, pelo menos no nosso grupo.

A hipermobilidade pode envolver de modo desigual as articulações. Na maioria das vezes é predominante nos dedos , punhos , cotovelos (abductum e recurvatum é por vezes muito acentuado) e ombros. Os membros inferiores são menos envolvidos. A patela é às vezes muito móvel, o joelho recurvatum claramente acentuado, podendo haver um pequeno movimento de gaveta e lateralidade.

A instabilidade das articulações não parece correlacionda com a hipermobilidade, o que demonstra a grande importância da desordem proprioceptiva em seu mecanismo. Da mesma forma luxações e subluxações cuja frequência e localização não parecem estar estritamente ligadas a importãncia da hipermobilidade. Nós notamos a presença de retrações , aparentemente paradoxais, da musculatura isquiotibial.

Fica evidente para aqueles que possuem alguma experiência com a Síndrome de que trata-se de uma associação de manifestações:

* dores periarticulares dos membros, pescoço e costas que podem ser muito intensas , principalmente quando reforçadas pelo movimento, impondo frequentes mudanças de posição e uso de potentes analgésicos;

* a hipermobilidade articular com subluxações (ombros, dedos, cotovelos, joelhos, quadris) e pseudo entorses frequentes ( devido a frouxidão ligamentar). Luxações (ombro, joelho, dedos, quadris);

* distúrbios proprioceptivos com facilidade para tombos e para deixar cair objetos;

* pele frágil, fina ( propença a constusões e lentidão na cicatrização de feridas) sendo frequente a formação de estrias(nas nádegas, abdomem, costas, seios e coxas)mesmo na ausência de ganho de peso ou gravidez e os homens não estão livres. A pele pode ser muito elástica de forma impressionante em alguns casos, mas muits vezes esse sinal é reduzido. A cor e o calor da pele pode variar como resultado de perturbações vasomotoras que também fazem parte da síndrome, como a resposta dolorosa ao frio. Edema pode ocorrer como também formações císticas.

*dor e luxações das articulações temporo-mandibulares;

* dor abdominal, distenção , refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, cálculos vesiculares, disúria (dificuldade para urinar) com a perda da sensação da bexiga cheia ou, ao contrário, urgência e incontinência;

* nervosismo;

* alterações de circulação de retorno ( varizes precoces,dor e edema nos membros inferiores, alteração na coloração das extremidades ,mãos e pés). Há também a presença de arritmias cardíacas ( não muito graves , em sua maioria) e hipotensão arterial;

* manifestações brônquicas com eventos de obstruções respiratórias e crises de asma, além de dor na base do tórax;

*Os hematomas ou manchas roxas são fáceis mesmo em traumatismos mínimos , demonstrando um sinal de fragilidade capilar e nem sempre uma desordem hematológica.É de especial importância para o diagnóstico. Juntamente com a elasticidade da pele e a hipermobilidade.Eeste é o sinal mais antigo descrito por Ehlers e Danlos e negligenciado posteriormente.

A dificuldade é que de cada um desses sinais e sintomas é frequente, senão banais e poderia estar ligado a uma outra causa, o que explica a longa procura por um diagnóstico. É a combinação em uma mesma pessoa desses sinais e sintomas que é evocativa.

Traduzido por Maria Raquel.
Texto original em http://claude.hamonet.free.fr/fr/art_sed.htm

12 comentários:

  1. Nossa, acabei de saber dessa síndrome... minha instrutora de ioga disse hoje que eu tenho as juntas frouxas, bem como o ortodontista, quando me disse que terei que usar aparelho para meu grave problema de atm... sinto muitas dores no pescoço, tenho a pele muito fina, e qualquer coisa me deixa com manchas roxas... muito obrigada por este blog. Não tem muita informação sobre essa síndrome em português. Não sei se me sinto feliz por entender o que tenho ou preocupada por não saber como lidar com isso, mas pelo menos tenho um ponto de partida...

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Agora vc sabe com que está lidando. Muitas complicações poderão ser evitadas. Para isso, quanto mais informação , melhor. Ajude também a divulgar o nosso blog. Passe essa informação para os médicos e profissionais de saúde que cuidam de vc. Procure na sua família ver se mais alguém tem características semelhantes; é mais uma forma de ajudar. Seja uma seguidora do nosso blog e continue participando com seus comentários. Fique á vontade para entrar em contato comigo , se quizer trocar informações ou tirar alguma dúvida.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel,
    Encontrar vc na internet foi uma benção.
    Tenho uma filha com 16 anos, que passou sua vida inteira engessada e na maioria das vezes tendo menosprezada suas dores e sintomas por médicos despreparados.
    Somente há 3 ou 4 anos é q encontramos uma reumato q a diagnosticou com a Síndrome da Hipermobilidade Articular, proibindo-a até de fazer educação física durante um tempo.
    Porém lendo sua postagem, percebo q ela apresenta outros sintomas q coincidem com a Síndrome de Ehlers Danlos (dor abdominal sem diagnóstico,hematomas, estrias apesar de ser magérrima, e asma são alguns dos exemplos).
    Atualmente ela mal consegue andar por um problema no joelho, motivo pelo qual ontem fizemos uma ressonância para comprovar um problema patelar.
    Entrando em sua comunidade vi endereços que fazem avaliação genética e já liguei para verificar como proceder.Agora só falta achar um médico q acredite e aceite fazer um encaminhamento.....,já q na grande maioria das vezes, qdo falo da hipermobilidade, eles desconhecem até do q se trata...
    Um abraço e obrigada por sua iniciativa

    ResponderExcluir
  4. Maggie, me sinto recompensada quando alguém se beneficia das informações deste blog.
    Um reumatologista poderá fazer o encaminhamento para o serviço de genética. Pelo menos, acredito que o reumatologista tenha alguma informação sobre a SED, ao menos, o suficiente para valorizar os sinais e sintomas de sua filha e dar o encaminhamento. Se vc quiser trocar mais informações pode me mandar um email mraquelrmiranda@hotmail.com ou postar em nossa comunidade no orkut (o link está na página principal do blog).

    Agradeço a sua participação,

    um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Raquel, parabéns pela iniciativa. Muito bom seu blog.
    Tenho hipermobilidade moderada, que infelizmente só foi diagnosticada após minha segunda cirurgia (inútil diga-se de passagem) de ombro.
    Por sorte ou azar, desde criança fui atleta, principalmente praticante de judô. A sorte é que isso forteleceu minhas articulações, o azar é que quando intensifiquei meus treinamentos (aos 15 anos) tive uma luxação mais grave que causou a ruptura da capsula articular de meu ombro direito. Essa foi a causa da minha primeira cirurgia. Durante a fase de recuperação o médico notou que meu ombro parecia estar "escapando" novamente. Como era um médico experiente, o mais famoso no Brasil em cirurgia de ombro, recomendou a segunda cirurgia. Alguns anos depois comecei a luxar, voluntariamente, o fêmur e o polegar. Procurei outro médico e esse descobriu que eu tinha a síndrome. Ele me disse que eu poderia operar o ombro mil vezes que a articulação sempre teria essa folga a mais...

    Enfim, queria saber se você pode me recomendar uma clínica de fisioterapia ou algo similar, pois tenho notado que minha coluna está ficando mais curvada e tenho tido muitas dores. Abandonei os esportes e vivo uma vida sedentária. Preciso mudar isso, mas queria fazer com orientação.

    Grande abraço, Tadeu.

    PS. Meu email pessoal:
    tsiqueira.bio@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adoraria que cada um dos meus colegas e chefes pudessem ler isso e se lembrar de cada uma das queixas que fiz, dos "acidentes" que sofri e de todas as piadas que disseram, enumerando quantas partes do corpo eu já tinha imobilizado e quantas vezes seguidas isso ocorria. Queria que soubessem que os casos de cálculos, as cirurgias de varizes, as manchas roxas, etc, não foram mais uma demonstração de hipocondria, mas foram sintomas e dores reais. Fui diagnosticada aos 18 anos e aos 20 sofri minha primeira - e única - cirurgia reparadora no ombro. mesmo assim, aos quase 40, ainda me sinto uma estranha e morro de vergonha da minha condição, principalmente pelas suspeitas que ela levanta nos desinformados. Adoraria que tudo isso fosse muito divulgado e essa ignorância desaparecesse. Acho que seria fantástico para cada um dos que sofrem dessa síndrome.

    ResponderExcluir
  7. Qual o tratamento para quem tem frouxidão ligamentar?

    ResponderExcluir
  8. Sofro de asma gravíssima e foi o Diprospan que sempre me salvou da morte.
    A bula diz que uma das reações é instabilidade articular, exatamente o que meu ortopedista diz que tenho - todas as vezes que tomo a injeção eu torço alguma coisa e preciso ficar engessado.
    Procurando na internet achei este artigo (muito bom !) e reconheci vários outros sintomas que tenho.
    Raquel: muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tem frouxidão ligamentar nos ombros e nos joelhos, mas ainda não tem diagnostico fechado para um problema de sangramento, ele fez cirurgia de ligamento cruzado anterior do joelho e teve sangramento que levou mais de 3 meses de repouso total e internações por causa do sangramento ate que a hematologista começou a tratar com transamin coagulante e fator para coagulação antes e depois da nova cirurgia para cauterizar uma arteriola que ficou babando sangue, mas ja fizemos todos os exames para doenças com fator de coagulação e tão normais e ele por qq coisa sangra principalmente as gengivas, nariz e anus, gostaria de saber se a sindrome pode ter esse sintoma de sangramento, pois ele tem a maioria dos outros sintomas inclusive ceratoconia na vista, meu marido tbem. e eu tenho muitos dos sintomas tbem, qual seria o exame corredo para o diagnostico definitivo de SED.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, entre na nossa "BIBLIOTECA VIRTUAL" (http://sindromedeehlersdanlos.blogspot.com.br/p/biblioteca-virtual.html) , procure pela sessão de Hematologia e veja os links para artigos científicos sobre SED e Sangramentos. Você pode levar para o médico que acompanha o seu filho.
      Quanto a exame correto para diagnóstico de SED, ainda não temos um teste genético bem desenvolvido aqui no Brasil. Você deve procurar um geneticista e este terá condições de fazer um diagnóstico clínico, à partir dos sinais e sintomas. Aproveite e preencha o nosso Formulário para auxílio diagnóstico (disponível para baixar - procure na página SED 1ª Informação - http://sindromedeehlersdanlos.blogspot.com.br/p/sindrome-de-ehlers-danlos-primeira.html).

      Um abraço,
      Raquel

      Excluir
  10. Olá Raquel.
    Comecei recentemente a fazer pilates, visto que passei minha vida inteira com problemas articulares. A fisioterapeuta me disse que tenho hipermobilidade, e eu nem sabia que isso existia.
    Lendo a respeito, entendi todos os meus problemas:
    Quando criança, tive lesão nos ligamentos do tornozelo, na adolescencia, tive problema no joelho, que me deixou por 6 meses sem poder caminhar direito.
    Ano passado tive lesao nos ligamentos do pulso e faz um ano que estou com problema no quadril, e talvez precise fazer cirurgia de quadril, se o exercício físico não melhorar minha condição.
    Eu tive depressão por ter sempre dor e problemas. Além disso, sempre fui magra e tenho muitas (muitas mesmo) estrias. com 26 anos já tive que fazer blefaroplastia!
    Além disso, tenho escoliose bem acentuada e inversão da lordose cervical.

    Eu fiz tratamento para tratar os sintomas durante 10 anos de minha vida! nenhum médico ou fisioterapeuta até então tinha ligado todos estes meus problemas!
    agora vou procurar um médico geneticista ou então um reumato!

    Quando criança, eu me achava o máximo, pois ficava me contorcendo... hehe

    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente, ótima matéria! Bastante esclarecedor e com uma linguagem simples e acessível, conseguiu deixar claro muitas coisas. Depois de tanto tempo procurando o problema que eu tenho, o último ortopedista que me atendeu levantou a suspeita de eu sofrer de Síndrome de Ehlers- Danlos. E depois de ler o seu post (foi o mais esclarecedor que achei ate agora, depois das varias pesquisas que venho fazendo na internet), a chance de eu ter é mesmo muito grande. Um dos sintomas que você listou, foi as pseudo entorses . Não lembro de ter lido sobre essa forma que vive descreveu, mas que esclarece muita coisa .Sofro com elas já faz quase cinco anos e de uns dois anos para cá, comecei a ter entorses no tornozelo (tanto o esquerdo quanto o direito) e mesmo com fisioterapia não passaram. Também tenho problemas na rótula dos meus dois joelhos. Ela já saiu do lugar três vezes (duas vezes no joelho direito e uma vez no joelho esquerdo) e atrapalha na pratica de algum esporte de contato.
    Depois que tive uma entorse mais forte do que as que eu tinha normalmente, e fui levado para o hospital, o medico que me atendeu chegou a falar que eu teria algum problema relacionado a frouxidão ligamentar em todo corpo. Depois de atendido fiquei com a perna engessada por pouco tempo. E agora, o ortopedista que me atendeu levantou as suspeitas dessa síndrome. Dos sintomas listados, tenho alguns: Instabilidade nos joelhos( rótula); frouxidão nos ligamentos dos tornozelos; também tenho um edema crônico na região da articulação do tornozelo (já faz três anos que tenho ele, e se localiza mais precisamente no maléolo lateral e um pouco depois da articulação. Ele continua com o mesmo tamanho em todo esse tempo); Agora não tenho tanto, mas quando criança, aparecia muitas manchas rochas com qualquer pancada; E a questão do nervosismo. Ainda não entendi a relação com essa síndrome, mas fico nervoso rapidamente e por besteira. Agora tenho um controle melhor, mas ainda acontece. E claro as dores que aparecem constantemente.
    Queria poder amenizar os sintomas, pois sempre gostei de praticar Esportes (futebol, vôlei e outros),e me sinto muito limitado e vejo a minha situação só piorar. Tenho medo de que outras articulações minhas sejam afetadas e me deixe cada vez mais incapacitado.
    Raquel, existe a possibilidade de diagnóstico dessa síndrome sem algum exame detalhado em relação aos fatores genéticos? Novamente, ótima postagem!

    ResponderExcluir