segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Paratleta com SED Verônica Almeida é Bronze!


Verônica Almeida conquistou a 1ª medalha feminina na natação nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.Ela foi a 3ª melhor nadadora do mundo nessa prova.
Esta é a 1ª Paraolimpíada de Verônica , essa bahiana de 33 anos, que encontra-se na cadeira de rodas há apenas 2 anos , por causa da degeneração nas articulações,consequência da Síndrome de Ehlers-Danlos. Esta é a notícia vinculada na mídia. Mas é preciso lembrar que o diagnóstico de Verônica ( como da maioria) veio tarde; quando os comprometimentos já haviam se agravado, quando uma vida inteira de exercícios e práticas esportivas inadequadas já haviam causado inúmeras lesões repetitivas e o desgaste avançado das articulações. Verônica exerceu sua profissão de professora de educação física e sempre praticou inúmeros esportes, até que as dores e a incapacidade lhe fizeram descobrir a síndrome. Ficar em uma cadeira de rodas não foi o fim para Verônica, foi o início dessa vitoriosa carreira como atleta.E que nesse sábado, 13/09/2008 consagrou-se pela Medalha de Bronze.

Verônica é uma guerreira. Transformou obstáculos em desafios. Desafios em vitórias.

O tipo da síndrome de Verônica é um dos mais raros (tipo VII). A mídia tem divulgado que ela irá a Paris fazer um "tratamento". Não é bem assim. Verônica participará de uma pesquisa que está sendo realizada para conhecer melhor a síndrome e em especial o tipo que ela manifestou. Os cientistas tiveram um interesse especial em Verônica justamente por ser atleta de ponta, estar exigindo tanto de seu coração. Os estudos desta pesquisa poderão no futuro ajudar a todos nós, com certeza, mas é preciso deixar claro que NÃO EXISTE AINDA NENHUM TRATAMENTO (CURA) PARA EHLERS-DANLOS.

Agradecemos à Verônica por sua coragem no enfrentamento de suas dificuldades, pelo exemplo maravilhoso que ela nos dá;
Agradecemos pela generosidade com que vai contribuir para a pesquisa de nossa síndrome;
Agradecemos pela divulgação que tem feito na mídia da nossa tão desconhecida síndrome;
Agradecemos por nos sentirmos também campeões e campeãs. Afinal, todos nós temos nossos desafios, temos nossas vitórias a alcançar na vida.

Antes, quando se falava em Ehlers-Danlos, as pessoas perguntavam se era "aquela doença dos contorcionistas de circo", e agora, falam " é aquela doença da nadadora que ganhou a medalha". Mudou tudo. A doença deixou de ser associada à exibição do extraordinário , do exótico e passou a ser uma doença real , que dá em "pessoas de carne e osso", normais e que tem consequências que devem ser levadas a sério.

5 comentários:

  1. Olá prima, tudo bem?

    Recebi um e-mail da nossa prima Sandra divulgando o seu blogg e a síndrome de Ehlers-Danlos e Hipermobilidade. O qual sensibilizou-me. Uma tia minha em São Paulo te mfeito um trabalho junto ao seu blogg para pedir Justiça no caso da minha prima que vive há 10 anos em coma, devido a um acidente na piscina do prédio onde ela morava. E como o blogg da minha tia tem repercusão mundial, peid para que ela divulgasse o SED. Seria muito bom que você entrasse no blogg dela e através dele fazer um contato com ela. Segue o blogg dela: www.flaviavivendoemcoma.blogspot.com

    Um grand abraço e beijo

    Wallace

    ResponderExcluir
  2. a verônica almeida é um bahiana de força e guerra, ela hoje foi dar uma palestra na minha escola juntamente com mônica veloso. eu me emocionei com a história dela1!! so poderia me dizer como pronunciar a sindrome!!???

    ResponderExcluir
  3. Olá Verônica,

    Assisti hoje uma entrevista sua no canal Brasil. Você falou das suas conquistas e da sua doença. De imediato procurei localizar seu site/blog para poder me comunicar e divulgar você. Você é guerreira menina e irá alcançar todos os seus objetivos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. https://www.facebook.com/veronicaalmeida.mauadie?fref=ts

    ResponderExcluir
  5. Verônica Mauadie de Almeida dia 12/01/15 entrou para o livro dos recordes o guinessbook ao se tornou a mulher mais rápida do mundo ao atravessar em mar aberto a baia de todos os santos no trajeto da ilha de itaparica a praia do porto da barra na segunda maior travessia a Mar-Grande Salvador... Nunca nenhum paratleta pensou em fazer esse feito mesmo com o não de seu técnico e contra a vontade dos médicos que temiam pela sua saúde verônica foi lá e realizou o feito com duas horas a menos do previsto completando a prova em 4hrs e 56 mim. Essa é Verônica sempre enfrentando sua doença de cabeça erguida.

    ResponderExcluir