sábado, 9 de agosto de 2008

TEXTOS SOBRE EHLERS-DANLOS E AUDIÇÃO

DEFICIÊNCIA DE AUDIÇÃO E SÍNDROME DE EHLERS-DANLOS..
M. Hawthorne, cirurgião otorrinolaringologista

É extremamente raro um diagnóstico da síndrome de Ehlers-Danlos ser feito tendo como única anomalia a deficiência de audição.. A maioria de cirurgiões otorrinolaringologistas não estão cientes dos efeitos desta circunstância no ouvido médio. O mecanismo de condução do ouvido médio é o principal local de anormalidade em pacientes com síndrome de Ehlers-Danlos. A maioria das pessoas sabe que o som atinge a membrana timpânica e é conduzido pelo ouvido médio para o ouvido interno por três minúsculos ossos conhecidos como martelo, bigorna e estribo. A Hipermobilidade das junções entre estes ossos significa que o som não está sendo conduzido eficazmente através do ouvido médio. Além disso, os ligamentos que são unidos a estes ossos podem igualmente ser afetados pelo mesmo fator que causa uma frouxidão total do mecanismo de condução. Isto irá apresentar-se como uma deficiência da audição de início gradual. Uma significativa deficiência da audição devido à síndrome de Ehlers-Danlos é rara. Em minha experiência os pacientes costumam perceber a deficiência da audição já na vida adulta.
Paradoxalmente, alguns pacientes percebem que ouvem melhor em lugares com ruídos de fundo. Isto ocorre porque as pessoas tendem a falar mais alto nesses lugares, como por exemplo, num grupo de amigos , em um local público, em um sábado à noite.
O canal auditivo parecerá normal na inspeção e os testes revelarão que o ouvido interno está funcionando normalmente, mas que há uma perda da audição condutora devido à perda de energia através do mecanismo de condução do ouvido interno.

O diagnóstico diferencial
A otosclerose é uma desordem da audição hereditariamente adquirida muito mais comum de ser encontrada, e que pode facilmente ser confundida com o tipo de deficiência auditiva encontrada na síndrome de Ehlers-Danlos. É de vital importância para o cirurgião poder diferenciar estas duas condições. Na otosclerose a junção entre o osso do estribo e o ouvido interno é fixa e na síndrome de Ehlers-Danlos, a junção é provavelmente hipermóvel. A interferência cirúrgica com uma junção do estribo hipermóvel poderia conduzir à uma deslocação desta junção com resultados desastrosos.

Tratamento
A maneira segura e eficaz de tratar a deficiência leve à moderada da audição que ocorre em Ehlers-Danlos, é o uso de uma prótese auditiva.

Obs. Tradução de texto encontrado em http://www.ednf.org/index.php?option=com_content&task=view&id=1250&Itemid=88889049


OS EFEITOS DA SED SOBRE A FALA E AUDIÇÃO:
Amanda Jenner
Lynne Shields PhD

Complicações com a fala e audição são comuns entre as pessoas com SED. Devido à falta de colágeno e articulações hipermóveis, algumas conexões não são feitas corretamente nos ouvidos, laringe e boca. Conexões frágeis de músculos e cartilagens interferem com as ações necessárias para funções como audição, deglutição e fala.

Fala e audição - problemas associados com Ehlers-Danlos:

Problemas com as articulações:
Articulações frouxas e uma deficiência na propriocepção (percepção da localização espacial do seu próprio corpo e movimento) tornam mais difícil a articulação de movimentos precisos.

Problemas com a deglutição
A articulação das cartilagens da laringe (aritenóides) com músculos e ligamentos ocorre em conjunto.A função inadequada dessas articulações cria um problema com as pregas vocais com um fechamento incorreto, levando a aspiração. Músculos fracos também tornam difícil manter uma boa postura do pescoço, outro fator envolvido na deglutição.

Rouquidão / Voz Fraca
As pregas vocais são compostas por camadas de tecidos, facilmente lesionadas e tensioadas devido à fragilidade e fraqueza tecido. Os pulmões são também afetados pela SED, deixando alguns com uma capacidade limitada de produzir a intensidade adequada para o discurso.

Fluência
Embora a causa exata da gagueira ainda tenha de ser determinada, alguns pesquisadores acreditam que é de natureza multidimensional, causada por componentes psicológicos e fisiológicos. Pessoas que tenham sido observados tendo dificuldade em coordenar a articulação das palavras , iniciar movimentos orais e de laringe, e usar feedback proprioceptivos em movimentos orais. Devido à fraqueza muscular, esses problemas ocorrem em pessoas com síndrome de Ehlers-Danlos, por isso, podem resultar em erros em fluência.

Deficiência auditiva
Hipermobilidade das articulações dos ossos do ouvido médio (martelo,bigorna e estribo) cria problemas com a boa condução eficaz em todo o ouvido médio. Essa perda de energia na rota para o ouvido interno conduz a uma ligeira à moderada perda auditiva condutiva. Porque o ouvido interno também é responsável pelo equilíbrio, a sua má função deixam algumas pessoas com episódios de vertigem.

Tratamento eficaz para pacientes com SED
Devido a problemas com a fala e audição, alguns indivíduos com SED podem procurar um tratamento fonoaudiológico/foniátrico. Uma vez que cada tipo diferente da síndrome provoca sintomas diferentes, a terapêutica deve ser planejada em torno de cada paciente.

Metas para a terapêutica devem incluir:
¨ Articulação: aumentar a força motora das articulações orais, melhorar a respiração aumentando o apoio ao fluxo aéreo, falar a um ritmo mais lento, com frases mais curtas para aumentar a inteligibilidade.

¨ Dificuldades com a deglutição: tomar pequenos bocados de alimentos, praticar uma dupla deglutição e manter uma boa postura pescoço

¨ Distúrbios da voz: realizar exercícios de aquecimento vocal antes de períodos prolongados de fala, boas práticas de higiene vocal ,comportamentos para manter a saúde das pregas vocais, respiração a partir do diafragma.

¨ Fluência: falar devagar,com voz suave e macia, estabelecer a devida adequação dos contatos articulatórios durante o discurso.

¨ Perda de audição:fazer um exame audiológico completo, e se necessário, o uso de uma prótese auditiva, e fazer visitas freqüentes ao audiologista para acompanhamento.

Traduzido por Maria Raquel Miranda
Texto original: http://www.newtons-online.net/histories/EDS%20Hearing,%20Speech%20&%20Languarge.pdf

Um comentário:

  1. Como vai Maria Raquel? Conheci Vanessa através da comunidade do orkut, onde relato que sou potadora da Sídrome de Ehler Danlos.Mantivemos até um certo contato,mas o perdemos, mesmo porque o corre corre diário nos impediu de continuarmos, ou ainda, não supri suas necessidades, no momento, tão angustiantes em relação à sua filha.Tenho 43 anos e,sei desde que me conheço por gente,srsrs, que sou portadora de Dalos!(Meu era médico-falecido em janeiro de 2007-e portador também da síndrome). Realmente,pouquíssimos, raros, são os médicos que realmente sabem alguma coisa a respeito e,quando descobrem que tenho, sou motivo de grandes especulações! kkkkkkk, Adoram esticar minha pele, dobrar meus dedos, e perguntas sem fim;para mim,sem problema algum, que fique bem claro! Lendo o blog,achei-o extremamente bem feito, e devo falar que de fato em quase tudo me
    encaixo,srsrsr.Inclusive na parte neurológica,esta então,nem se fale,sou convulsiva,lógico que desde criança pequenina! E daí por diante...você deve saber! Tenho 4 filhos, minha única filha biológica, não nasceu com a síndrome, eu herdei de meu pai, além de mais 2 irmãos, 2 tios e 2 primos.Se assim podemos falar, em escala, meu irmão mais velho um ano, é o mais comprometido,infelizmente.Eu,venho em segundo lugar!srsrsr.Os outros em bem menos grau,graças a Deus.Tenho minha família,sou professora e educadora inclusiva há 27 anos.Sou mantenedora de um colégio inclusivo, que abrange desde a educação infantil até o ensino médio e curso normal e outros profissionalizantes,ensinando ofícios a vários portadores de necessidades especiais,o que é extremamente gratificante.Mas,a Dalos é isso aí mesmo!!! Sem sombra de dúvidas!!! E garanto que mesmo assim, podemos e temos uma vida normal,por incrível que pareça,o que para inúmeros médicos é impossível,e não só para os muitos médicos, mas creia, também para muitos pais de filhos com Síndrome de Ehler Danlos!Que pena!!!.Um verdadeiro absurdo! Tudo bem que joelheiras, munhequeiras, hirudoid, bolsas de gel, prótese dentária, anticonvulsivos, e por aí afora, já fazem parte de nossas vidas como o ar que todos precisamos ter para viver!Todos nós!!!
    Me coloco inteiramente a sua disposição, como a de todos!
    Um grande abraço,
    Bertha Nostre.
    (bertha_nostre@hotmail.com)

    ResponderExcluir