terça-feira, 19 de agosto de 2008

HIPERELASTICIDADE E A POSTURA DA CRIANÇA.

Yeda Bellia, fisioterapeuta.

Muitas vezes, a má postura da criança e do adolescente é resultado de uma condição genética hereditária, conhecida como hiperelasticidade ou frouxidão ligamentar. Essas pessoas conseguem realizar movimentos com amplitudes atípicas que podem acarretar problemas posturais e articulares. Normalmente, quem apresenta hiperelasticidade pode ser identificado pelo teste de encostar o polegar no antebraço com a ajuda da outra mão.

Constatada a predisposição, é provável que outras articulações do corpo também sejam hiperelásticas, para as quais exercícios de alongamento podem ser contra-indicados. Nesses casos, o alongamento contribui para desenvolver instabilidades nas articulações ou até mesmo luxações articulares – mais freqüentes nos ombros, joelhos e tornozelos. Por esse motivo, deve-se ficar atento, porque nas atividades esportivas, alongamentos costumam ser indicados indiscriminadamente.

Por desconhecerem essas características, os pais podem exigir um esforço sobre-humano dos filhos para, simplesmente, manter a postura correta, ação muito difícil para as crianças e adolescentes com essas características. Na pessoa com hiperelasticidade, os ligamentos não fazem o papel natural de limitar os movimentos. Essa função passa a ser desempenhada pela musculatura, exigindo muito mais energia. A cobrança constante e a impossibilidade de corresponder ao desejo dos pais podem causar frustração e um clima desagradável na família.

Segundo a Dra. Yeda Bellia, Fisioterapeuta responsável pela Fisioterapia Yeda Bellia, a solução para esse problema é conscientizar a criança da postura correta e fortalecer sua musculatura. "Músculos fortes exigem um menor esforço voluntário para manter a postura e, ao mesmo tempo, ajudam a evitar lesões que poderiam ser originadas por instabilidades articulares", afirma Yeda.

Segundo a Fisioterapeuta, o programa de fortalecimento muscular deve ser acompanhado de desenvolvimento da propriocepção (capacidade de perceber a posição e movimento do corpo), incluindo RPG ou Reeducação Postural Global, treino de equilíbrio e cinesioterapia.

fonte:http://www.yedabellia.com.br/textos/hiperelasticidade_em_criancas.html

6 comentários:

  1. TEMOS UMA FILHA DE 09 COM O DIAGNOSTICO INDEFINIDO (sindrome ehlers danlos) GOSTARIA DE INDICAÇÃO DE PROFISSIONAIS OU CENTROS DE TRATAMENTO E DIAGNOSTICO.

    ResponderExcluir
  2. Se vcs quizerem trocar informações podem mandar um email direto para mim: mraquelrmiranda@hotmail.com.
    Aqui no blog existe uma postagem com endereços de centros de genética gratuitos em todo o Brasil. Se vcs disserem de onde são, fica mais fácil. Como disse, podem ficar à vontade em entrar em contato.
    É para isso que estamos aqui: para ajudar no que for possível.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu peço o mesmo

    uma hora sou Marfan e outra hora ehlrs danos estou muito confusa e preciso de ajuda!

    ass;Flavia

    ResponderExcluir
  4. Flávia, entre para nosso grupo de apoio no facebook http://www.facebook.com/groups/ehlersdanlos/, você será muito bem recebida e poderá trocar informações e quem sabe , resolver suas dúvidas.Aguardamos seu contato também pelo email: sedbrasil@hotmail.com Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das informações, tenho 19 anos e descobri recentemente que tenho hiperelasticidade. Eu sempre tive problemas com a minha postura, nunca consegui mante-la por muito tempo.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Raquel, minha filha tem o diagnóstico de SED, os artigos estão me ajudando muitoooo, obrigada!!!!
    Leila Vaz Pinheiro...

    ResponderExcluir