terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Hipermobilidade Articular e Síndrome da Fadiga Crônica (SFC)


Alan Pocinki, MD  - George Washington University Hospital


A frouxidão articular ou hipermobilidade, é uma característica comum encontrada na  síndrome da fadiga crônica (SFC). Na verdade, eu acredito que é uma característica da SFC. Peter Rowe e seus colegas,  da Universidade Johns Hopkins , relatou pela primeira vez a associação da SFC com intolerância ortostática e hipermobilidade articular em 1999 [1], e desde então, eu não vi um único paciente com SFC que não fosse hipermóvel, nenhum. A maioria dos pacientes hipermóveis não parece doente e, como resultado, amigos, colegas e até mesmo os médicos podem ser indiferentes. Além disso, eles podem passar anos sem sucesso procurando a causa de sua dor crônica e outros sintomas, porque muitos médicos não estão familiarizados com a síndrome de hipermobilidade e seu conjunto complexo de sintomas. Isso soa familiar para você?

A pontuação de Beighton é usada para medir o grau hipermobilidade de uma pessoa. Um ponto é atribuído para a capacidade de realizar cada um dos seguintes movimentos: 
·        dobrar o quinto dedo de volta mais de 90 graus (1 ponto cada lado);
·        dobra o polegar para a frente para tocar o seu antebraço (1 ponto cada lado);
·        hiper-extensão os cotovelos e joelhos, ou seja, dobrando-as para além de uma linha reta (1 ponto cada articulação, cada lado):
·        colocando as palmas das mãos no chão sem dobrar os joelhos (1 ponto).

A Síndrome de hipermobilidade articular (SHA) é definida principalmente pela presença de dor nas articulações hipermóveis (a pontuação Beighton de quatro ou mais). Os tecidos moles (músculos e tendões) ao redor das articulações hipermóveis estão sob tensão constante ao  tentarem estabilizar as articulações, mas  eles mesmos são frouxos e fracos e são propensos a romperem e a produzirem espasmos, levando à dor e à rigidez das articulações. Muitos desses locais dolorosos correspondem aos pontos dolorosos da fibromialgia e a hipermobilidade articular é, de fato, conhecida por predispor ao desenvolvimento (dos sintomas atribuídos) à fibromialgia.

A associação da SFC com a SHA não é surpreendente, se considerarmos as características típicas da síndrome de hipermobilidade articular (SHA) (agora considerada idêntica ao tipo hipermovel de Ehlers-Danlos, ou SED): fadiga, dores musculares e articulares; sono não reparador; e disfunção do sistema nervoso autônomo, incluindo a intolerância ortostática e mal estar pós-esforço. Assim como os pacientes da síndrome da fadiga crônica, os pacientes hipermóveis estão mais predispostos a uma meia dúzia de tipos diferentes de dores de cabeça. , Os pacientes hipermóveis e muitos pacientes com SFC  toleraram bem os  seus sintomas até que um estresse agudo, de repente,  faz com que haja um declínio significativo da função. Na SFC, o estresse agudo é frequentemente uma infecção viral, daí a associação de dores de garganta e gânglios inchados, com alguns casos de SFC.

O comprometimento cognitivo em pacientes com hipermobilidade é provavelmente o resultado de anos de dor crônica, sono de má qualidade e / ou má circulação, tanto quanto  em pacientes com SFC.  Os  pacientes com SFC têm ,muitas vezes,  outros sintomas, tais como mãos e pés frios, dores de cabeça,  contusões fáceis e enxaqueca, que são típicas das síndromes de hipermobilidade.

Nos últimos anos, eu descobri que os estudos do sono dos pacientes com SFC e com SED são indistinguíveis, sendo ambos primariamente caracterizados por um aumento do número de interrupções de sono e uma quantidade reduzida de sono profundo. O teste do sistema nervoso autônomo mostra padrões praticamente idênticos de disfunção em pacientes com SFC e em  pacientes com SED do tipo  hipermóvel .
Um programa de tratamento básico para restaurar o equilíbrio autonômico em ambos os grupos de pacientes é:
  • dormir melhor - reduzindo despertares e aumento de sono profundo;
  • adequado controle da dor, incluindo exercício físico apropriado,
  • fisioterapia;
  • adequada ingestão de sal e líquidos;
  • minimizar as tensões emociona
  • conservar a energia de repouso, quando necessário e não "ir levando" a  fadiga.

Eu acho que o argumento mais convincente de todos é que a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC), na maioria dos pacientes, é uma hipermobilidade com disauotnomia associada. É que, apesar de baixas taxas  de recuperação publicadas, esta abordagem de tratamento faz com que a maioria dos meus pacientes de SFC tenham  alguma melhora! 

Referência:
[1] Rowe PC, Barron DF, Calkins H, Maumenee IH, Tong PY, Geraghty MT.
 Intolerância ortostática e CFS associado com Síndrome de Ehlers-Danlos. Journal of Pediatrics. outubro1999; 135 (4) :494-9. 

Tradução:Maria Raquel Miranda

Texto original: Joint Hypermobility and CFS - http://www.research1st.com/2011/10/31/joint-hypermobility-and-cfs/


20 comentários:

  1. Achei muito interessante esta matéria e ela vem esclarecer muitos dos meus sintomas. Fui diagnosticada com SHA e SFC no ano passado com 31 anos. Sempre tive mal-estar, enxaquecas, cançasos, dores por todo o corpo, todos os sintomas descritos acima, porém sem diagnóstico. Sempre indo de médico em médico, no máximo fibrimialgia que fiz tratamento por 6 meses com medicamentos de ultima geração e era a mesma coisa de não tomar nada.
    Até que fui em um reumatologista que me diagnosticou com SHA, porém não fiz teste genético, vou conversar com ele sobre isso.
    Também tenho suspeita de hipopnéia obstrutiva do sono, alguém conhece outra pessoa que tenha este sintoma também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herbal treatment is 100% guaranteed for HSV cure, the reason why most people are finding it difficult to cure HSV is because they believe in medical reports, drugs and medical treatment which is not helpful to cure HSV. Natural roots/herbs are the best remedy which can easily eradicate herpes forever. i never thought i could ever get cured of herpes not until i met dr Okhai, i have used several drugs up to no avail, the symptoms keeps increasing at a certain time i couldn't seat in public with people the itching was much that it became embarrassing . My story changed when I came across dr OKhai herbal post online. At first I was scared not to fall victim again because several fake herbal doctors had collected money from me and nothing happened. I didn't even see the herbal medicine nor did I get cured. So i summoned courage and i contacted him and within 4 days i receive the herbal medicine, prescription on how to use it was in it , i used it as prescribed for 18days and after 2days i went for test and herpes was no more, im so happy for the past 3yrs i have been living in pains. please if you are still out there suffering from herpes or any other form of infection i indulge you to contact dr Okhai and be healed so you can live your normal life again. You can reach him on drokhaiherbalhome@gmail.com or whatsapp ;+2347017709481

      Excluir
  2. Olá. Tenho 24 anos, e não tenho diagnóstico. Tenho suspeita de ceratocone (estou fazendo acompanhamento oftamológico) e de fibromialgia. Tenho todos os sintomas descritos, como a hipermobilidade, as dores, osteoartrite, propriocepção diminuída com relação aos outros, enxaqueca, etc. Gostaria de saber qual a especialidade médica que devo procurar, pois busco mais qualidade de vida, uma vez que convivo com as dores há muitos anos. Se puderem entrar em contato, meu e-mail é taiamf@hotmail.com.
    Obrigada,
    Natalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! minha filha tem hipermobilidade e demorei para achar o especialista correto: é um reumatologista. Abs

      Excluir
  3. Tenho 55 anos, sou de Mina Gerais e venho sofrendo com problemas de articulaçoes desde pequenina , fui numa reumatologista e ela disse que tenho fibromialgia, pois tenho mais de cinco pontos doloridos em meu corpo.sofro quedas constantemente, tive varias fraturas e luxaçoes, a fisioterapeuta disse que tenho frouxidao ligamentar.A mais de trinta anos tenho uma instabilidades no quadril muito grande,disseram que é otopelves e é genetico, mas só me passam antinflamtórios e fisoterapias. ja passei por varios ortopedistas, o ultimo a 3 mmeses com duas fraturas luxaçao edema osseo no ombro e braço, ele disse que tenho que entender que sou limitada e estou com a minha idade 10 anos.
    tenho 2 filhas uma tem artrite desde os 26 anos a outra esta apresentando alguns sintomas semelhantes e sofre com problemas intestinais. se for possivel me passe alguma informaçao. meu e-mai
    ammsp_angela@hotmail.com
    muito grato
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Tenho 24 anos e descobri que tenho Ehlers-Danlos aos 5 anos e trato desde então.
    A primeira vez que tive bursite e sinovite no quadril foi aos 8 anos, e costumo ter a cada ano com o período de recuperação de 10 dias.
    Há aproximadamente 1 mês comecei com as dores habituais da bursite na articulação do quadril direito, fui ao médico e tratei como sempre tratei (com gelo e flexive). Após duas semanas ainda não tinha melhorado e havia também desenvolvido dores na articulação do quadril esquerdo, retornei ao médico e comecei também a tomar Dolamin duas vezes ao dia. Agora com mais de 1 mês de dor e também com dores nas articulações do ombro direito e mandíbula, tomei hoje uma injeção de corticoides que deu uma melhorada mas continuo com muitas dores.
    Gostaria de saber o que posso fazer para sair desta crise.
    O meu email é taissacast@gmail.com
    Agradeço pela sua atenção.
    Taissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Taissa.

      Você já procurou por um reumatologista ou só se trata com ortopedista? Ortopedista é médico cirurgião. Então, procure se deslocar algum membro. Mas, para dores de origem inflamatória, o reumatologista tem mais recursos.
      Não sou médica, não posso comentar sobre medicamentos, mas existem alguns suplementos alimentares que são essenciais para nós. São verdadeiros"remédios" para nós: glucosamina e condroitina para proteção das cartilagens contra a artrose precoce e consequente dores. A glucosamina é uma espécie de anti-inflamatório natural. Os ácidos graxos ômegas 3, 6, 9. E também os aminoácidos , especialmente os da cadeia ramificada BCAA, muito conhecidos dos atletas. São excelentes para a construção muscular , redução da fadiga e para diminuir o processo inflamatório. Eu só tomo isso, nenhum outro "remédio"; minhas dores cederam muito. Seria inviável viver tomando anti-inflamatórios mesmo os não esteroides (os esteroides são os corticoides) pelo resto da vida.
      A prática de exercícios de musculação sem carga, à princípio, ou seja, isométricos é excelente também.Também pratico regularmente à fim de manter forte a musculatura ; já que os nossos ligamentos são frouxos, os músculos é que têm que segurar o nosso corpo.

      Bem, espero ter ajudado. Procure uma nutricionista e troque ideias também. Depois, me conte.
      Abraços

      Excluir
    2. Raquel, não tem um contato seu aqui, se um dia vc voltar a ver esse blog lhe peço que entre em contato, sou mãe de um menino com SED hipermobilidade articular, tenho sofrido muito em ver meu filho com tantos problemas sem ajuda de ninguém, vi duas msg aqui e talvez vc pudesse compartilhar alguma coisa a mais que nos ajudasse. São 4h da manhã, perdi as contas de quantas madrugadas passei e passo buscando respostas para ajudar meu filho que hj está com 18 anos e desde pequeno buscando ajuda. Me chamo Andréa. Florianopolis (48) 99902-0998 WhatsApp

      Excluir
  5. Boa Noite Raquel!
    Sou médica especializada em Dor e Reabilitação. Encontrei este blog enquanto estava pesquisando para uma postagem do meu blog: http://dorcronicaeagora.blogspot.com.br/2013/07/excesso-de-flexibilidade-pode-causar.html
    O conhecimento da Hipermobilidade e da Síndrome de Ehlers-Danlos modificou a minha maneira de abordar o paciente com dor crônica e também na reabilitação de pacientes jovens com AVC.
    Recomendo seu blog para muitos dos meus pacientes. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drª Maike, é muito gratificante saber que estou podendo ajudar através deste site. Realmente, a SED é uma desconhecida dos médicos...e ainda muito subestimada por aqueles que só a conhece pelas manifestações articulares. Fico feliz toda vez que conheço um profissional que valoriza os sintomas tão peculiares dos pacientes com SED e hipermobilidade. Mandei uma mensagem in box no facebook. Obrigada pela divulgação do conhecimento sobre a SED e a hipermobilidade. Um abraço.

      Excluir
    2. Bom dia, tenho uma filha de 3 anos, e reclamava bastante de dores nos joelhos, levei no ortopedista, pediatra e falaram q ela não tinha nada, ela também caia muito, e na última semana passou ter quedas repetidamente. Levei novamente ao ortopedista, q encaminhou a um Neuro, e acabei buscando um reumatologista q diagnosticou a Síndrome de Hipermobilidade, gostaria de saber se vc sbae de algo q possa me ajudar e se coincide os sintomas dela com os seus?
      Obrigado, Givanildo.

      Excluir
  6. Li este artigo e agora tudo faz mais se tido! Tenho hipermobilidade e tenho muitas dores nos pulsos e tornozelos, por isso quando era miúda torcia muito os pés a andar e correr e fiquei com lesões irreparáveis por isto as pernas incham bastante, principalmente no verão. Os pulsos deve-se a ter caído bastante de bicicleta nos últimos anos e já levei injecções corticoides tal era a dor.
    Algo que nunca relacionei foi o péssimo sono, acordo muitas vezes e sonho imenso todos os dias daí n descansar e andar sempre cansada!
    Agora gostari era de saber como se melhora a questão do sono porque já nem café bebo...

    ResponderExcluir
  7. Li este artigo e agora tudo faz mais se tido! Tenho hipermobilidade e tenho muitas dores nos pulsos e tornozelos, por isso quando era miúda torcia muito os pés a andar e correr e fiquei com lesões irreparáveis por isto as pernas incham bastante, principalmente no verão. Os pulsos deve-se a ter caído bastante de bicicleta nos últimos anos e já levei injecções corticoides tal era a dor.
    Algo que nunca relacionei foi o péssimo sono, acordo muitas vezes e sonho imenso todos os dias daí n descansar e andar sempre cansada!
    Agora gostari era de saber como se melhora a questão do sono porque já nem café bebo...

    ResponderExcluir
  8. Tenho todos estes sintomas desde a minha infância; agora, aos 49 anos venho sofrendo de dores horríveis pelo corpo e tive diagnóstico de fibromialgia, porém não estou obtendo resultados no tratamento e ultimamente, tenho tido dores insuportáveis na arcada dos pés, tenho a sensação de que a musculatura dos meus pés estão desabando e isto praticamente me impede de caminhar. Devido as informações que li, acredito que meu caso não seja de fibromialgia. Qual médico devo procurar? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá. Procure um geneticista para fazer o seu diagnóstico. Mas, geneticistas não vão cuidar dos seus sintomas. Para as dores , um bom fisiatra, em especial um que conheça a síndrome e/ou a hipermobilidade como causa de dores articulares. Desde que iniciei a musculação bem orientada , o pilates de solo (sem aparelhos) e a yoga , melhorei muito das dores.Um abraço.

      Excluir
  9. Independientemente de recibir diariamente terapias orales o futuras de depósito inyectable, estas requieren visitas de atención médica para la medicación y el monitoreo de la seguridad y la respuesta. Si los pacientes reciben un tratamiento lo suficientemente temprano, antes de que se produzca una gran cantidad de daños en el sistema inmunológico, la esperanza de vida es casi normal, siempre y cuando permanezcan en un tratamiento exitoso. Sin embargo, cuando los pacientes interrumpen la terapia, el virus rebota a niveles altos en la mayoría de los pacientes, a veces asociado con una enfermedad grave porque he pasado por esto e incluso un mayor riesgo de muerte. El objetivo de la "cura" está en curso, pero aún creo que mi gobierno hizo millones de medicamentos ARV en lugar de encontrar una cura. para la terapia continua y el seguimiento. El ARV solo no puede curar el VIH, ya que entre las células infectadas hay células con memoria CD4 de vida muy larga y posiblemente otras células que actúan como reservorios a largo plazo. El VIH puede esconderse en estas células sin ser detectado por el sistema inmunológico del cuerpo. Por lo tanto, incluso cuando la terapia antirretroviral bloquea completamente las rondas subsiguientes de infección de las células, los reservorios que se han infectado antes del inicio del tratamiento persisten y de estos reservorios el VIH rebota si se detiene el tratamiento. "Cura" podría significar una cura de erradicación, lo que significa deshacerse completamente del cuerpo del virus reservorio o una cura funcional del VIH, donde el VIH puede permanecer en las células reservorio, pero se evita el rebote a niveles altos después de la interrupción de la terapia. El Dr. Itua Herbal Medicine me hace cree que hay una esperanza para las personas que padecen, enfermedad de Parkinson, esquizofrenia, cáncer, escoliosis, fibromialgia, toxicidad por fluoroquinolona
    Síndrome Fibrodysplasia Ossificans Progressiva.Fatal Insomnio familiar Factor V Leiden Mutación, Epilepsia Enfermedad de Dupuytren, Tumor desmoplásico de células redondas pequeñas Diabetes, Enfermedad celíaca, Creutzfeldt – Jakob enfermedad, Cerebral Amiloide Angiopatía, Artritis, Ariopía, Ariopía, Arcascopia, Pecesores, Pecesucios, Peces,,,,,,,,,,,,, personas carcinoma. Asma, enfermedades alérgicas. VIH_ SIDA, herpes, diabetes, diabetes, hepatitis, leí sobre él en línea cómo curó a Tasha y a Tara, así que lo contacté en drituaherbalcenter@gmail.com. Incluso hablé sobre Whatsapps 2348149277967. Creo que fue fácil. bebí su medicina herbal por dos semanas y me curé así, ¿no es el Dr. Itua un hombre maravilla? Si lo es Le agradezco mucho, así que le aconsejaré si padece alguna de esas enfermedades. Por favor, póngase en contacto con él. Es un buen hombre.

    ResponderExcluir
  10. SED e uma doença com poucos estudos quanto mais vejo pacientes com determinadas patologias e que vejo que as complicações vão além das articulações

    ResponderExcluir
  11. Agradeço ao Dr. James por sua ajuda em diminuir meu mioma uterino de longo prazo. Tive dores pélvicas, menstruação intensa e inchaço. Fui para o hospital e fui diagnosticado com mioma e aconselhado a ir para a cirurgia. Eu estava com medo e fui online para obter mais informações e remédios sobre mioma. Felizmente, encontrei o medicamento natural do Dr. James para mioma. Estendi a mão para ele, e ele me preparou com seu medicamento fitoterápico para a redução de miomas, e usei o remédio que ele receitou para mim e meu mioma desapareceu totalmente e agora faz mais de um ano desde que fui curado. Seu remédio herbal é fácil de beber, sem efeitos colaterais. Se você conhece alguém que sofre dessas doenças ou com algum problema de saúde, deve entrar em contato com o Dr. JAMES para obter tratamentos naturais. Seu remédio de mistura de ervas é fácil de beber, sem efeitos colaterais. Dr. James tem cura para doenças como SOP, verrugas plantares, cisto ovariano, doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia doença de Dupuytren, doença celíaca, doença de Creutzfeldt-Jakob , Antipatia Amilóide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Toxicidade por Fluoroquinolona
    Síndrome Fibrodisplasia Ossifica Esclerose de Progresso, Convulsões, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical. Asma, Doenças alérgicas, DPOC, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose, Lúpus, Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose Múltipla, Hipertensão, Doença de Lyme, Câncer de sangue, Câncer cerebral, Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer de rim, HIV / AIDS, Vírus de herpes, Hepatite B, Inflamatório hepático, Diabetes , Fibroid. Contate este grande homem em seu e-mail e obtenha uma cura permanente para suas doenças. Endereço de email do Dr. James drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. MEU APRECIAÇÃO E GRATIDÃO VÃO PARA O DR. LUZ MADUKA QUE ME CURA DE FIBRÓIDE E SEM INFÂNCIA

    Eu tenho sofrido de mioma há mais de 6 anos do meu casamento e foi realmente difícil e doloroso para mim porque os sintomas eram muito terríveis e difíceis para o meu período menstrual, eu pesquisei na internet por uma possível cura de mioma e engravidar e eu vi testemunho de uma mulher que foi curada de mioma pelo Dr. Light aproveitei para entrar em contato com o Dr. Light através de seu Whatsapp: +2347061688776 que tem a cura natural para tratar mioma, ele me garantiu de seus medicamentos fitoterápicos que eu escuto seu conselho e comprei o medicamento à base de plantas dele e usei-o conforme as instruções do médico por cerca de 4 semanas, e depois disso fui ao hospital para fazer um exame e eles confirmaram que não há mais nenhum vestígio ou sinal de mioma em meu corpo. ...
    Enquanto escrevo este Testemunho neste site, estou grávida de 6 meses do meu segundo filho, graças ao Dr. Light Maduka que me ajudou a ficar curada de mioma e também a ter um filho .....
    você também pode entrar em contato com o médico Light para o seu tratamento através do whatsapp ou e-mail dele .....

    email: lightherbalcure@gmail.com
    whatsapp: +2347061688776

    ResponderExcluir
  13. Herbal treatment is 100% guaranteed for HSV cure, the reason why most people are finding it difficult to cure HSV is because they believe in medical reports, drugs and medical treatment which is not helpful to cure HSV. Natural roots/herbs are the best remedy which can easily eradicate herpes forever. i never thought i could ever get cured of herpes not until i met dr Okhai, i have used several drugs up to no avail, the symptoms keeps increasing at a certain time i couldn't seat in public with people the itching was much that it became embarrassing . My story changed when I came across dr OKhai herbal post online. At first I was scared not to fall victim again because several fake herbal doctors had collected money from me and nothing happened. I didn't even see the herbal medicine nor did I get cured. So i summoned courage and i contacted him and within 4 days i receive the herbal medicine, prescription on how to use it was in it , i used it as prescribed for 18days and after 2days i went for test and herpes was no more, im so happy for the past 3yrs i have been living in pains. please if you are still out there suffering from herpes or any other form of infection i indulge you to contact dr Okhai and be healed so you can live your normal life again. You can reach him on drokhaiherbalhome@gmail.com or whatsapp ;+2347017709481

    ResponderExcluir