sábado, 5 de dezembro de 2009

Paratleta com Ehlers- Danlos, Verônica Almeida: Mais uma medalha para o Brasil!

Para quem ainda não sabe, Verônica Almeida, paratleta campeã de natação, medalha de bronze em Pequim e que este ano assumiu o 1º lugar no ranking mundial para o nado borboleta é afetada pela Síndrome de Ehlers-Danlos.

Ela competiu no Mundial de Piscina Curta no Rio de Janeiro e conquistou mais uma medalha, nesta sexta-feira, 04 de dezembro:

"Poucos minutos antes de sua prova, Verônica Almeida deslocou o quadril, mas não desistiu de nadar. A recompensa veio em forma de medalha de bronze, com 38s47 nos 50m borboleta (S7).

"Estava no limite da dor, queria o ouro, mas diante das circunstâncias, o bronze ficou de bom tamanho?, disse Verônica, que deixou espantado o médico da Seleção Brasileira, Roberto Vidal.

"Ela é uma atleta de muita coragem. Qualquer outro com a dor que ela estava sentindo, não teria ido para a piscina. Coloquei o quadril dela no lugar segundos antes de ela ir para câmara de chamada, falou Vidal."
Fonte: Comitê Paraolímpico Brasileiro
http://www.cpb.org.br/comunicacao/noticias/a-doce-rotina-de-vitorias

PARABÉNS VERÔNICA!!!!

5 comentários:

  1. Bom dia, tudo bom? Meu nome é Artur, tenho 21 anos.

    Tenho uma flexibilidade anormal, na pele e em diversas articulações, consigo inclusive virar a cabeça 180 graus, girar a mão 360 graus e muitas outras coisas. Me mandaram o link deste site para que eu pudesse ver esta síndrome, pois acreditam que eu devo possuí-la.

    Achei curioso o quanto você sita sobre a dor neste site. Eu costumo ter dor nas costas quando realizo atividades domésticas, como lavar a louça, etc e senti dores nas costas até uns 18 anos, quando parei crescer, durante este período sempre fiz fisioterapia, e me exerceitei bastante, mas hoje, quase não sinto dores, não tenho do que reclamar. Inclusive meu médico me disse que tenho alto limiar de dor, ou seja sou capaz de suportar mais dores do que o normal, o inverso do que é dito no blog.

    ResponderExcluir
  2. Minha flexibilidade geralmente me rende muitas risadas e até me rendeu prêmios que ganhei na televisão.

    Ah! Caso alguém queira me contatar, para trocar experiências ou para comentar alguma coisa sobre a doença, meu email é ferrazartur@hotmail.com

    Obrigado! E parabéns pelo blogger, muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Arthur.Que bom que vc gostou do nosso blog. Fico muito feliz com a sua prticipação. As suas dúvidas podem ajudar outras pessoas tb.
    Bem, com certeza vc é hipermóvel. Quanto a ser afetado pela SED, q é uma doença genética, isto só pode ser avaliado com segurança por um geneticista. Aqui no blog, entre as postagens mais antigas temos o endereço de vários centros de genética gratuitos espalhados pelo Brasil.Esse é o primeiro passo: fazer um diagnóstico.
    Quanto às dores, vc tem razão qd diz q suporta um nível alto de dor e é exatamente assim conosco. A dor é a principal característica dessa síndrome e por isso, nos acostumamos desde cedo e sempre a "conviver" com ela. Por isso, insisto em passar informações sobre o manejo da dor para q a gente possa diminuir a quantidade de remédios, visto q nossa condição é crônica e incurável até o momento. Veja o caso da atleta Verônica,ela é uma campeã tb no quesito "suportar dor".
    Vc é jovem, da idade dos meus filhos ( q tb possuem a SED)está bem na hora de tomar certas atitudes q poderão reduzir o risco de lesões e tb minimizar as dores agora e no futuro. Prevenir é tudo!
    Mantenha contato!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria,

    Gostaria muito de estar fazendo um link entre seu blog e o meu. Sou profa. Universitária e falo sobre flexibilidade e a hipermobilidade(a flexibilidade excessiva). Ensino professores de ed fisica a identificarem a hipermobilidade. Vamos nos falar e ver como podemos unir nossas forças para que mais profissionais saibam como identificar desde cedo e assim previnir situações de dor e lesão.

    Meu contato: contato@gizelemonteiro.com.br
    www.gizelemonteiro.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Raquel pela divulgação... é cada coisa que aparece né??? Que a gente nem imagina... Vi no seu orkut este link e fiquei curiosa. E vc como está?
    Bjs
    Cleusa Rodrigues.

    ResponderExcluir