sábado, 21 de junho de 2008

Nós não somos aberrações de circo! Visão estereotipada leva a erros diagnósticos.

Tipicamente, a síndrome de Ehlers-Danlos, quando é apresentada na mídia de todo o mundo, é apresentada de uma forma sensacionalística. Tal tratamento da SED regride às exibições de Circos de horrores. Freqüentemente, as pessoas com síndrome de Ehlers-Danlos são incentivados a executar manobras como contorcionistas. Provavelmente, a maioria destas pessoas são ignorantes de sua condição, porque poucos médicos estão suficientemente preparados para diagnosticar. E aqueles que estão cientes tendem a não saber o quanto é perigosa a deslocação repetida das articulações para o bem estar e mobilidade futuros. Essa falta de conhecimento é o resultado direto dos médicos que não tomam a SED seriamente, e tratam a SED como apenas uma apresentação , um show divertido. É percebida como uma doença extremamente rara e/ou não séria. Ameaçando a vida dos portadores por causa desta visão sensacionalista, onde os contorcionistas mostram truques de suas articulações e pele. A maioria dos médicos não ouvem mais do que uma menção de passagem da SED durante a sua formação. E essa menção reforça frequentemente o "show de Circo", o estereotipo da SED. Fazendo com que alguns médicos só se interessem por pacientes que são exemplos extremos de uma doença que ainda é considerada rara. Por causa desta estranheza retratada, a SED não é tomada como uma desordem legítima, séria.
E essa atitude é perigosa, como a história de David Bowen mostra claramente. Após uma infância de ferimentos incomuns, David estava lutando por sua vida em uma UTI infantil. Seu pediatra, que retornava das férias, foi contatado pela mãe de David, Cathy: “Os médicos na UTI pensam que Dave tem a síndrome de Ehlers-Danlos. O que é isto?” A resposta do pediatra: “Isto é o que as pessoas do circo têm.” Naquele dia, um geneticista tinha finalmente examinado David, dando lhe uma olhada superficial e sugerindo que tivesse o tipo Vascular da Síndrome de Ehlers-Danlos (SED tipo IV). SED Vascular é o mais frequentemente letal tipo de SED ( por causa dos riscos para hemorragias de difícil controle, aneurismas e rompimentos de artérias, como a aorta). Mas o pediatra que sempre acompanhou David, e que via a SED como um desempenho do circo, tinha falhado completamente em seu diagnóstico, porque David não era extremamente hipermóvel. No caso de David, seu medico usou uma visão estereotipada da SED que conduziu a uma falha do diagnóstico e finalmente a sua morte aos 14 anos de idade.
Mas, a idéia da SED como uma aberração interfere com o diagnóstico, o tratamento, e a socialização dos pacientes. As crianças que exibem as articulações hipermóveis e/ou a pele muito elástica são empurradas por amigos e parentes para demonstrar repetidamente suas habilidades extraordinárias. Apesar de parecer divertido, este tipo de atitude estará causando danos sérios a cada “apresentação”. Quando os pais perguntam ao médico sobre as complicações relativas à hipermobilidade e o médico compartilha da idéia popular da SED como entretenimento, o médico dirá que não há nada para se preocupar. É imperativo que os profissionais médicos compreendam os sintomas de Ehlers-Danlos, as classificações, e a necessidade para o cuidado preventivo. Se os médicos estiverem mais bem informados a respeito da SED, os jovens tais como estes que se apresentam nos vídeos do Youtube, poderão se proteger melhor das lesões que provocam em si mesmos (e que certamente os levarão a uma vida de dores crônicas e de incapacidade no futuro), como o Drº Nazli McDonnell indica.

Tradução da Carta aberta dos Diretores do EDS Today in: http://www.edstoday.org/

5 comentários:

  1. Quer dizer que eu, que tenho a síndrome, se praticar esportes que exigem alongamento como ginástica rítmica ou fazer apresentações de contorcionismo eu estarei prejudicando minhas articulações? Não existe uma forma segura de eu me alongar e praticar essas atividades? Se existir, por favor me indique um tipo de profissional que pode me auxiliar!

    ResponderExcluir
  2. Sim, Karen, nós somos especiais e podemos lesionar e comprometer facilmente nossas articulações.O profissional de ed. fisica ou fisioterapeuta precisa conhecer as particularidades de nossa síndrome.Na nossa biblioteca virtual existe um artigo (em francês) bastante tecnico (Apports de la médecine physique et de réadaptation chez les personnes avec un syndrome d'Ehlers-Danlos )dirigido a estes profissionais. Infelizmente, não conseguimos traduzir tudo.Mas, o tradutor do ggogle pode dar uma mãozinha.Um abraço

    ResponderExcluir
  3. eu não sei se depois de tanto tempo a moça que perguntou da ginástica rítmica receberá esse meu comentário. fiz ginástica rítmica por 10 anos e só depois descobri que tenho SED. tenho dor crônica em várias articulações, subluxações frequentes, entre outros. um detalhe: estou com 19 anos recém completos agora. sempre amei ser ginasta, mas fico me perguntando como eu estaria agora se nada disso me tivesse acontecido... fisioterapia ajuda muito!!

    ResponderExcluir
  4. "Essa falta de conhecimento é o resultado direto dos médicos que não tomam a SED seriamente" . VAMOS COM CALMA. ESTOU NO PRIMEIRO PERIODO DE MEDICINA E JÁ FUI INTRODUZIDO À DOENÇA E ÀS SUAS REPERCUSSÕES CLÍNICAS. . .

    ResponderExcluir
  5. é possivel ter sed vescular e ser hipermovel? Minha irma sofreu um avc isquemico do cerebelo por disseccao espontanea da arteria vertebral direita. Dai, depois de varios exames, perceberam outras alteracoes vasculares: disseccao tb na arteria vertebral esquerda, ectasia em uma arteria do coracao, presença de forame oval patente no coraacao. A hipotese diagnostica aponta doenca vascular do colageno. Lendo a respeito, a que mais se assemelha é a SED . Porem se fosse uma SED IV , a hipermobilidade nao seria importante, nao é verdade? Mas ela é seriamente hipermovel. Eu sou hipermovel, segundo aquele teste que tem aqui no site, eu tenho hipermobilidade 6, mas a dela aparentemente é bem maior que a minha. Ela tb tem a pela fragil (ja costurou o lobulo da orelha 2 vezes , pq o peso dos brincos fez rasgar), tendencia a hematomas... Minha duvida: é possivel ser uma SED IV com tanta hipermobilidade OU uma SED Classica com comprometimento vascular? Aparentemente eu tenho apenas a hipermobilidade, na gravidez tive eclampsia, nao sei se estaria relacionado...

    ResponderExcluir